Relógio de ponto para consultórios: Saiba tudo aqui!

Relógio de ponto para consultórios: Saiba tudo aqui!

Você já ouviu falar em relógio de ponto? Trata-se de um relógio de ponto muito comum encontrado em diversas empresas que realizam a gerência da jornada de seus funcionários.

Eles servem para empresas de qualquer segmento, incluindo consultórios. Além de gerenciar esses dispositivos servem também para controle de acesso, assim como catracas.

O relógio de ponto tem o principal objetivo de otimizar e facilitar a gestão de funcionários de um consultório odontológico, por exemplo, principalmente com a questão de horário/banco de horas. Ele, inclusive, é uma das exigências da CLT (consolidação das leis do trabalho).

Ele possibilita a marcação dos horários dos funcionários por meios digitais, que ficam registrados tanto para o funcionário, quanto para a empresa. Quando são online, eles podem ser gerenciados por aplicativos.

Dessa forma, o indivíduo ao chegar no trabalho registra o seu ponto, usando sua impressão de digital, digitando uma senha de acesso ou usando cartões de ponto (o que originou a famosa expressão “bater cartão”). As digitais são mais usuais, atualmente.

Todos os relógios de ponto devem respeitar a regulamentações promulgadas pelo Ministério do Trabalho, que regulariza a jornada de trabalho com direitos e deveres tanto do empregado, quanto do empregador.

Relógio de ponto com leitor biométrico de impressão digital

O relógio de ponto com a tecnologia de leitor biométrico de impressão digital é um dos que mais asseguram a empresa e o funcionário de fraudes no controle da jornada de trabalho.

Funciona da seguinte forma: a empresa registra e salva as digitais de alguns dos dedos da pessoa (que é intransferível e não existe no mundo outra igual), através de um coletor digital.

E, toda vez que o funcionário chega ele se registra com a digital em uma máquina, que faz a leitura de sua digital e compara com a salva no banco de dados, dessa forma o mesmo é reconhecido.

O leitor biométrico pode ser também facial, mas ainda é uma tecnologia muito cara e como a digital dos dedos é muito usual e prática, ela é a preferida entre as empresas.

Relógio de ponto online

O relógio de ponto online é aquele que pode ser ministrado por aplicativos ou recursos digitais com acesso à internet.

Ele não é estático, portanto você não precisa estar presente no local do leitor de biometria ou equipamento de bater o cartão, para registrar o ponto.

É excelente para empresas em que muitos funcionários vão à campo, pois caso tenham cumprido sua tarefa, não precisam voltar de onde estão para a empresa só para bater ponto.

Ótimo também para o melhor controle do funcionário diante as suas horas. Mas você pode se perguntar: se o ponto online pode ser registrado de qualquer lugar, como evitar fraudes?

Existem vários recursos aliados ao ponto online, como acesso ao registro do funcionário através de QR Code específicos (em caso de funcionários que trabalham apenas dentro da empresa).

E também, aliado ao QR Code fixo, o registro de fotos na hora de bater o ponto. Assim você confirma onde está na hora que bateu o pronto.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais