Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/place269/website/c/consultoriosodontologicos.com.br/resources/functions.php on line 172
Cirurgia Frenectomia Labial e Lingual | Consultórios Odontológicos

Frenectomia Labial e Lingual

Selecione nos filtros acima o que você está procurando.

Frenectomia Labial e Lingual

Um dos procedimentos cirúrgicos mais simples que acontecem nos consultórios odontológicos é a frenectomia, que visa retirar o freio labial ou lingual presentes na boca, esse freio também é conhecido, popularmente, como prega.

Ainda há pessoas que, quando falam dos freios na boca, costumam dizer "língua presa" ou "lábio preso", esses pequenos problemas são solucionáveis facilmente através da frenectomia.

Muitas vezes o lábio ou a língua presa são muito desconfortáveis e podem prejudicar muito o indivíduo, desde sua fala, ao processo de mastigação e ser esteticamente incomodo quando a pessoa tem um sorriso alto e pode ficar visível o lábio preso.

O que é frenectomia labial e lingual?

A frenectomia, como mencionado anteriormente, é um pequeno procedimento cirúrgico feito com o objetivo de retirar o freio labial ou lingual de pessoas que tem essa estrutura em excesso.

Desse modo, a frenectomia lingual, é a retirada do freio localizado no ventre da língua, ou seja, na parte debaixo da língua, desse modo, esse processo irá “despregar” a língua presa.

Já a frenectomia labial, é a retirada do freio localizado nos lábios, que podem ocorrer tanto no lábio superior quanto no inferior, ou seja, na linha mediana, tornando visíveis quando levantamos o lábio superior ou baixamos o lábio inferior.

Como é a frenectomia labial e lingual?

A frenectomia labial e lingual são procedimentos simples e bastante semelhantes e podem ser feitas de duas formas: através de cirurgia convencional ou a laser.

Na cirurgia convencional, a frenectomia é feita com o auxílio do bisturi, onde é feito incisão para corte e secção do freio, com o intuito de removê-lo ou mesmo diminui-lo, tirando seu excesso. Depois é feito a sutura.

Já no procedimento de frenectomia a laser, o tempo do procedimento é bem mais reduzido, pois além do laser cortar o freio já facilita a coagulação e a esterilização imediata, ademais, não necessita de sutura após a conclusão do procedimento.

Tanto o procedimento de frenectomia labial ou lingual são indolores, pois são feitos após a aplicação de anestesia local, além do mais o pós-operatório é considerado bastante simples e tranquilo, requerendo apenas alguns cuidados.

Tendo em vista ser um procedimento cirúrgico, é necessário cuidados simples e, sobretudo, seguir as recomendações médicas para que tudo transcorra sem complicações.

Algumas das recomendações para o pós-operatório são: evitar alimentos muito duros e quentes, recobrar os cuidados com a higiene bucal (para que não se proliferem bactérias), não colocar pressão no local da cirurgia, usar produtos antissépticos e tomar a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista.

Por que fazer a frenectomia labial e lingual?

A frenectomia deve ser feita apenas por pessoas que tenham freios na boca, seja ele lingual ou labial, pois caso não tenha esse procedimento cirúrgico não se faz necessário.

Além disso a frenectomia labial e lingual é indicada para casos em que se evidenciam alguns problemas como:

  • Limitação da mobilidade dos lábios ou da língua;
  • No caso do freio lingual, quando ele proporcionar problemas de mastigação;
  • No caso dos freios labiais, motivos estéticos, que se tornam visíveis quando o paciente sorrir;
  • No caso dos freios labiais, pode fazer com que os dentes fiquem separados entre os incisivos centrais;
  • No caso dos freios labiais, quando prejudicam na utilização de próteses;
  • Quando não identificados quando bebê, pode prejudicá-lo no momento da amamentação;
  • Quando proporcionam problemas na fala.

Desse modo, a frenectomia labial e lingual pode ser feita não apenas por jovens e adultos, mas também em crianças e bebês, sobretudo.

Quando se identificar a presença de alguns ou de uma junção dos sintomas acima, é necessário que se faça uma avaliação com o dentista para fazer a preparação e os exames clínicos necessários para a realização do procedimento cirúrgico.

Sempre procure um profissional capacitado, pois os resultados do procedimento, ou seja, o sucesso da cirurgia, para que se passe sem nenhuma complicação, dependerá muito do profissional responsável pelo procedimento.

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais