Marketing Odontológico: como usá-lo para o crescimento do seu consultório

Marketing Odontológico: como usá-lo para o crescimento do seu consultório

Assim como qualquer negócio, consultórios odontológicos também precisam vender, conquistar novos pacientes, construir uma boa marca e claro, tornar-se referência no mercado.

Para atingir esse objetivo existem diversos caminhos: indicação, anúncios, divulgação e por aí vai. Porém há uma forma bastante eficiente e com ótimo custo benefício: o Marketing Odontológico, mais especificamente Digital!

Quer saber como utilizá-lo a favor do crescimento do seu consultório? Leia este conteúdo!

O Marketing Odontológico nos espaços digitais

O Marketing Digital é a estratégia baseada em construir um relacionamento entre empresa e cliente e a assim promover serviços e produtos.

Por meio de redes sociais, blos e demais canais digitais, o relacionamento com o público permite que um negócio o conheça melhor e assim crie iscas, anúncios, campanhas e conteúdos para captá-lo.

Por sinal, oferecer algo em troca, mais especificamente conteúdos e informações relevantes é a base do Marketing. Por sinal, é isso que as pessoas procuram antes de fechar algum negócio.

Por exemplo: um usuário que busca informações sobre implantes dentários não quer saber só quanto custa um implante dentário ou algo do tipo. Ele quer ter todos os dados que sejam relevantes acerca do assunto.

Neste caso você pode usar as redes sociais ou um blog para entregar conteúdos com informações que agreguem a esse usuário e o levem ao momento de compra.

O que você precisa para começar sua estratégia de Marketing

Conteúdos com informações e dados relevantes serão a base de sua estratégia nos canais digitais, como mencionado há pouco, mas é preciso saber como entregá-los de maneira assertiva.

E claro, como toda estratégia de marketing, nenhuma decisão é tomada com base em achismos, mas sim em dados concretos.

Diante disso, antes de iniciar uma campanha você precisa:

Desenvolver uma persona (paciente ideal)

A persona é a base de uma estratégia de Marketing Digital pois é a representação do perfil fictício de cliente/paciente ideal e diferente da ideia de público-alvo, ao criá-la as são direcionadas a “uma pessoa” em específico.

Então, antes de desenvolver uma persona saiba qual é o propósito e realidade do seu consultório. Basicamente, responda as seguintes perguntas:

  • Quais pacientes atendo?
  • Por que meu consultório existe?
  • Qual classe social atende?
  • Os preços estão de acordo?
  • Quais serviços meu consultório resolve?
  • Quais são minhas vantagens competitivas?

A lista acima não define uma persona, mas faz com que o serviço, no caso consultório, tenha um direcionamento.

A persona

Para criá-la com assertividade, converse com pessoas que já são pacientes e constate quais seus são perfis de comportamento, hábito de compra, como se comunicam, classe social, onde moram, profissão, idade, quais são suas dores, por que procuram o serviço, dentre outros dados.

A persona, como base para sua estratégia de Marketing Digital, precisa ser detalhada e quanto mais ela for, mais assertivas serão as ações e campanhas.

Conheça o mercado

O segmento odontológico é um dos que mais crescem no Brasil e por isso é extremamente concorrido.

Sendo assim, ter um ótimo serviço é importante, mas é preciso é além!

Conhecer o mercado e como ele está se expandindo é fundamental ter vantagens sobre a concorrência.

Portanto, estude a concorrência, saiba quais são os valores de procedimentos procurados como "clareamento dental preço", como é o atendimento, prospecção e crie vantagens competitivas para o seu consultório.

Tenha um site e um blog

O site de um consultório é onde o paciente (e potencial) encontra das as informações que ele precisa, portanto precisa ser bem constrúido.

O site precisa ser intuitivo e conter informações essencias como: endereço do consultório, redes sociais, telefone,”sobre nós”, tratamentos oferecidos, dentre outras.

E o blog tem inúmeras utilidades e vantagens, desde oferecer informações e conteúdos educativos à persona até vender mais e construir uma marca sólida no mercado.

A fim de aumentar tráfego e visibilidade use SEO e promova palavras-chave que se relacionam com a área de atuação. Assim um potencial paciente chega ao seu site/consultório com mais facilidade.

Por exemplo: imagine que um usuário pesquisou por lente de contato de dental.

Se o seu consultório utilizar as práticas de SEO e tiver conteúdos relacionados sobre o tema, você aparece entre os primeiros resultados da busca e automaticamente tem mais acessos.

Conclusão

Neste conteúdo você descobriu como funciona o Marketing Odontológico, como utilizá-lo por meio dos canais digitais e aumentar os resultados do seu consultório.

Vale dizer que o Marketing é responsável pela atração de novos pacientes, já o fechamento vai depender de negociação e da equipe de atendimento.

Por fim, em um segmento tão concorrido como o odontológico, Marketing Digital pode ser um diferencial. Então invista nele e acelere seu crescimento!

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais