Implante Dentário

Selecione nos filtros acima o que você está procurando.

Implante Dentário

Ter os dentes saudáveis cumprindo suas funções é uma das melhores coisas que podem existir, entretanto, sabemos que em alguns casos, às vezes devido a patologias dentarias, ou por conta de acidentes, é possível perder os dentes.

Lidar com a ausência de algum ou de vários dentes na boca, é ter algumas capacidades limitadas, além de poder gerar um desconforto na hora de falar e sorrir.

Uma das soluções para quem não quer usar uma prótese dentária convencional é fazer o implante dentário, que tem a vantagem de ser mais confortável, mais esteticamente bonito e até mesmo cômodo.

O que é um implante dentário?

O implante dentário é um procedimento cirúrgico onde se implanta um pino de titânio dentro do osso do maxilar, abaixo da gengiva.

Esse pino vai atuar como a raiz do dente, dando suporte ao cirurgião-dentista para colocar o substituto do dente sobre esse pino.

O implante dentário pode ser feito em um único dente, em vários dentes ou até mesmo em todos os dentes.

Essa solução é perfeita para quem não quer lidar com o desconforto de próteses dentárias convencionais e o incomodo que elas geram.

Indicações e contraindicações de implante dentário

Logicamente quem tem seus dentes naturais em perfeito estado e funcionamento não necessita do procedimento de implante dentário.

Isso inclui, inclusive, pacientes que tem dentes esteticamente feios, tortos ou estragados e querem extraí-los para fazer implante dentário. Há outras soluções possíveis dependendo do caso. Soluções mais pertinentes e até mais baratas.

Por outro lado, se o paciente tem um dente que não pode ser recuperado e necessita ser extraído, a solução pode ser o implante dentário, afinal a ausência de um dente poderá trazer outros problemas à saúde bucal.

O paciente que terá o dente implantado precisa ter um bom estado de saúde e se tiver pressão alta, diabetes ou doenças crônicas precisa de um maior acompanhamento médico para realizar o procedimento.

No geral, o implante dentário é contraindicado apenas em dois casos mais precisos: para jovens e crianças que ainda estejam no seu ciclo de desenvolvimento / crescimento e também para pacientes que usem medicamentos da classe dos bifosfonatos.

Como é o procedimento para colocar um implante dentário?

Atualmente existem duas possibilidades de procedimentos para a colocação de implante dentário. Uma das possibilidades é colocá-los através de uma cirurgia tradicional de colocação de implante e a outra é através da cirurgia guiada e computadorizada.

Na cirurgia tradicional, para colocar o implante, o paciente faz uma tomografia e a cirurgia é toda pensada, estudada e planejada antes de se fazer a cirurgia na boca. Depois dessa preparação e estudo o paciente receberá anestesia normalmente e a cirurgia ocorre com o auxílio de bisturi, depois os procedimentos para o implante dos pinos, é feita a sutura.

Depois desse procedimento o cirurgião-dentista fará uma montagem com dentes provisórios, pois o processo para colocar os dentes substitutos pode levar de 3 a 6 meses, de acordo com a recuperação do paciente.

Já na cirurgia guiada, a colocação do implante dentário é planejada completamente no computador e o projeto é enviado para uma impressora 3D que faz uma guia cirúrgica precisa para o implante ser colocado exatamente no local estipulado pelo computador, sem precisar de incisão, pois nesse procedimento os implantes são colocados através de um furo na gengiva.

Ao final do procedimento, além do implante dos pinos, os dentes substitutos são colocados na mesma hora.

Qual o tempo de recuperação de um implante dentário?

Embora o tempo de recuperação de um implante dentário possa variar de pessoa para pessoa, no geral, pode durar de 3 semanas a 6 meses.

A recuperação de um implante dentário acontece em duas etapas, a primeira é a cicatrização gengival e a segunda é a integração do osso ao implante.

Essa integração do osso ao implante é chamada de osseointegração, ou seja, quando o organismo passa a interpretar que o implante faz parte do corpo.

Se no pós-cirúrgico o paciente cumprir com todas as recomendações do cirurgião-dentista, com certeza o tempo de recuperação será menor e bem mais confortável.

Vantagens do implante dentário

O implante dentário oferece muitas vantagens para quem faz essa opção e podemos elencar algumas como:

Melhor qualidade de vida

Recupera a função de mastigar, falar com naturalidade e ainda manter a aparência melhor e se sentir mais confortável com seu sorriso

Proporciona maior saúde bucal

Com o implante dentário, os demais dentes não se desgastam como ocorre a quem usa pontes sobre dentes.

Mais benefício ao organismo

Ao optar por implante dentário, o paciente será beneficiado com a possibilidade de mastigar e triturar melhor seus alimentos, de forma que evita problemas gastrointestinais e digestivos.

Conheça os cirurgiões-dentistas de sua região que fazem implante dentário no topo desta página.

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais