Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/place269/website/c/consultoriosodontologicos.com.br/resources/functions.php on line 172
15 melhores aparelhos para dentistas
15 melhores aparelhos para dentistas

15 melhores aparelhos para dentistas

Para que um consultório odontológico tenha sucesso é necessário investimento em equipamentos, instrumentos e suprimentos que são fundamentais em qualquer clínica odontológica. Sabemos que é um processo demorado e exige bastante trabalho e gerenciamento para o seu consultório, é importante possuir equipamentos e aparelhos bons para exercer a sua profissão. Por esse motivo, estamos aqui para auxiliar nas escolhas dos aparelhos para médicos odontológicos para que o seu consultório tenha sucesso utilizando os melhores aparelhos odontológicos nos seus pacientes.

Quais são as exigências legais para montar um consultório odontológico?

Para que possa abrir um consultório odontológico é preciso ter em mãos todo o planejamento de negócios ou um plano de negócios. É importante que você faça esse plano para que possa fazer todo o gerenciamento do seu consultório, desde o primeiro investimento do local em que irá ocupar a clínica até equipamentos e materiais necessários.

Essa etapa é fundamental para planejar todo o custo de um consultório, é importante ter em mente que para você montar uma clínica saber que o investimento é alto, cerca de R$100 mil reais com inclusão de todos os itens de precisão.

Depois de todo plano de negócio, você deve fazer uma consulta com a prefeitura local para saber os requisitos para o funcionamento da sua clínica. Em seguida, basta fazer o registro de autônomo, e pela junta comercial, possuir o alvará para funcionar no seu consultório. Para saber mais dos processos legais é bom consultar o CRO (Conselho Regional de Odontologia).

Além de toda a parte legal dos registros e instalações da clínica, é necessário que você fale com a companhia municipal para recolher corretamente os resíduos hospitalares e os grandes geradores. Para isso, você precisa fazer um cadastro com a empresa e fazer o pagamento de uma taxa mensalmente.

O que é preciso para montar um consultório odontológico?

Além dos equipamentos, ferramentas e aparelhos necessários é importante que o profissional preste um ótimo atendimento para os seus pacientes. E para fornecer esses atendimentos aos pacientes, nada mais necessário que conhecer as particularidades comuns em cada clínica.

Na maioria dos consultórios contam com uma secretária para organização de toda agenda de atendimento, se possível, utilizar um computador para organizar todos os prontuários e os laudos de cada paciente. Outro ponto fundamental é organizar uma sala de recepção com mobílias e materiais, oferecendo um ambiente tranquilo e confortável aos seus pacientes.

Além do mais, é importante que você conte com água, chá e café em corpos descartáveis, oferecendo o melhor possível para seus clientes. Outra sugestão, é proporcionar um espaço infantil para as crianças, proporcionando tranquilidade aos pais das crianças enquanto são atendidos.

Todas essas sugestões são bem comuns nos consultórios odontológicos e proporcionam de fato uma melhor experiência para os seus pacientes. Além disso, outro fator extremamente importante é verificar as exigências legais na cidade, como a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Melhores aparelhos para médicos odontológicos

Para que mantenha uma clínica odontológica é importante ter em mãos uma lista completa de todos os aparelhos necessários para médicos odontológicos.  Veja abaixo uma lista completa de todos os aparelhos importantes em uma clínica de odontologia a seguir:

Cadeira odontológica

As melhores cadeiras odontológicas em um consultório levam destaque, ainda mais as que oferecem total conforto para o paciente. Para escolher as melhores cadeiras odontológicas é importante levar em consideração as funcionalidades, agilidade e segurança. Para que os procedimentos realizados nos pacientes sejam seguros e rápidos.

Painel de comando e Pedal de comando

O painel de comando é apresentado em duas versões: botões individuais e multifuncionais, e joystick, semelhante a um controle de um videogame. Os dois apresentam praticidades diferentes, é fundamental procurar o que mais se adequa ao seu perfil.

Já o pedal é um aparelho que oferece agilidade em qualquer tipo de atendimento, esse aparelho tem a responsabilidade de desempenhar os movimentos pela cadeira, incluído o refletor, o start e controla toda a rotação dos instrumentos.

Mesa do equipo

Esse aparelho também faz parte da cadeira odontológica. Funciona como um suporte de apoio para bandeja, mangueiras e seringas, oferecendo uma maior praticidade para desenvolver o trabalho de qualidade e um atendimento adequado ao seu paciente.

Suctora

A Suctora é um aparelho que um sugador potente que permite que o médico possua uma consegue visualizar melhor da boca do paciente para um trabalho adequado. As melhores suctoras são aquelas que possuem cubas giratórias e alguns modelos com garrafas anexadas.

Refletor

O Refletor é um equipamento bastante importante no seu atendimento, pois proporciona uma melhor visibilidade durante o atendimento, além de proporcionar uma iluminação adequada. Os melhores refletores no mercado são aqueles que contam com a tecnologia LED+.

Mocho odontológico

Para escolher o melhor mocho odontológico, é importante verificar se o mesmo possui rodízios, uma regulagem para altura, um estofamento confortável e um mocho que seja totalmente ergonômico.

Compressor odontológico

Este equipamento fornece funcionalidade de qualidade de todos os equipamentos odontológicos, como sugador, jato de profilaxia e o micromotor. O compressor deve ser inserido em local com poucos ruídos e que evite contaminações.

Fotopolimerizador

O fotopolimerizador é um equipamento utilizado em restaurações indiretas e diretas, nas colagens de brackets de aparelho e acessórios ortodônticos. Um dos melhores é que possuem LED com alta eficácia e aqueles que têm a capacidade de polimerização dos materiais dentários. Um dos indicados é o fotopolimerizador Valo Cordless Bivolt.

Raios X Odontológico

Esse aparelho oferece a emissão de radiografia, de baixo custo, permitindo que o médico analise os diagnósticos mais detalhados. Os melhores aparelhos Raios X odontológico possuem braço articulável proporcionando uma facilidade nos posicionamentos, além de isolação da radiação para não afetar os médicos.

Jato de bicarbonato / Caneta de Ultrassom

O jato de bicarbonato é um instrumento que permite a remoção de placas bacterianas e das manchas profundas. E a caneta de ultrassom é usada para a remoção de tártaro, limpamento do canal e remoção do tecido cariado, condensação de guta-percha, entre outras funcionalidades.

Mesa de Mayo

A Mesa de Mayo pode ser uma ótima alternativa para auxiliar o profissional no tratamento de seus pacientes, pois funciona como um apoio para os materiais que são descartáveis e para as peças de substituição. Há a leve e móvel, permitindo maior agilidade e ela é em aço inox, proporcionando praticidade na hora de higienizar.

Mesa auxiliar hospitalar

A mesa auxiliar hospitalar são as melhores opções para você guardar aqueles materiais de uso diário ou inserir os locais para serem esterilizados na estufa. Há diversos modelos, porém a maioria tem três prateleiras em que facilita a higiene desse equipamento, você pode levar para qualquer ambiente, pois é pequena e possui rodinhas.

Negatoscópio

Esse aparelho permite que o profissional visualize os exames de imagem com uma maior qualidade de detalhes, dessa forma, proporcionando um atendimento adequado para o seu paciente. Um dos melhores negatoscópios são aqueles que possuem 2 corpos, permitindo que o médico tenha uma melhor visibilidade de imagem.

Armário vitrine para medicamentos

O armário vitrine para medicamentos é fundamental para um médico odontológico, ele proporciona um armazenamento dos medicamentos usados diariamente, sem que ocupe um grande espaço na área de atendimento, além de oferecer maior praticidade na hora do atendimento a um paciente.

Autoclave odontológica

Esse aparelho permite que o médico faça uma esterilização completa dos equipamentos odontológicos que não são descartáveis com uma maior praticidade e eficácia, comparado a utilização de estufas, além delas serem contra indicações da Anvisa.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais