Quais os principais cuidados no tratamento com aparelho?

Quais os principais cuidados no tratamento com aparelho?

Uma postura responsável por parte do paciente é fundamental para o sucesso de um tratamento com aparelho ortodôntico. Acúmulo de placa, restos alimentares e cárie, além de falta de cuidado com as peças e faltas nas consultas podem afetar diretamente os resultados e causar o aumento de tempo de uso.

Por este motivo, adultos devem tomar cuidado redobrado. Papais de crianças que usam aparelho devem ficar atentos a escovação e uso incorreto de acessórios.

Entenda agora quais são as principais recomendações em um tratamento com aparelho.

Cuidados para um tratamento com aparelho de sucesso

Preocupação com a alimentação

Apesar dos atuais avanços da odontologia, que permitiram a criação de aparelhos mais resistentes e com maior durabilidade, como o aparelho autoligado transparente, ainda é muito importante tomar cuidado com a alimentação.

É importante evitar alimentos duros e nada nutritivos - como maçã do amor, pé de moleque, caramelo, torresmo e quebra-queixo -, pois podem atrasar o tratamento quebrando peças importantes para a movimentação dentária. Entretanto, caso sinta muita vontade, não se prive. Só não faça da exceção uma rotina e não esqueça de escovar os dentes em seguida.

Foque no que é nutritivo e ajude a manter o fluxo de saliva na boca, como maçã e pera. Entretanto, para evitar que resto de comida fique preso, corte em pequenos pedaços.

Evite certos hábitos

Muitas pessoas têm mania de morder lápis e caneta quando sentem “tédio”. Essa prática pode ajudar os braquetes a descolarem ou amassar os arcos. Policie-se, toda a vez que sentir vontade, pense em como atrasará o tratamento uma manutenção de última hora.

Ao contrário do que muitos pensam, praticar esportes não faz parte dos hábitos que devem ser deixados de lado. Para proteger dentes, lábios, bochechas, aparelho ortodôntico e evita traumas, recomenda-se o uso de um protetor bucal. É possível solicitar para o próprio ortodontista no momento do início do tratamento.

Falta nas consultas de manutenção

A frequência de consulta de manutenção varia de aparelho para aparelho. Enquanto o convencional exige consultas semanais ou quinzenas, o autoligado tem uma média de apenas 9 consultas por tratamento (40% menor).

Se você é uma pessoa atarefada ou que sente preguiça de esperar na cadeira do ortodontista a sua vez, opte pela opção de aparelho que tem mais a sua cara. O importante é não deixar de comparecer ao profissional quando necessário, afinal você não quer prolongar o tratamento, certo?

Responsabilidade com o uso de acessórios

Em algum momento do tratamento, pode ser necessário fazer uso de acessórios ou dispositivos para potencializar a movimentação dentária. O maior conhecido é o elástico. Caso a indicação seja feita pelo ortodontista, cumpra com a regularidade proposta.

Escovação

Se ter compromisso com a saúde bucal já é importante sem aparelho, durante o tratamento é mais ainda. Neste período, você tem na boca braquetes, fios, bandas, acessórios e dependendo do modelo, borrachinhas coloridas.

Portanto, para evitar cáries, descalcificação, gengivite e até perda óssea, é importante realizar uma escovação correta e sem pressa. Isso, porque você precisará higienizar cada parte do dente e aparelho com os produtos específicos.

Caso haja falta de responsabilidade, esteja ciente que o tratamento irá atrasar, visto que a placa bacteriana contribui para a resistência da movimentação.

Recomendações para uma boa escovação:

  • Escovar os dentes em até 5 minutos após refeições;
  • Fazer bochecho com água antes de passar a escova;
  • Realizar movimentos circulares e sem pressão;
  • Usar escova interdental para limpar o aparelho;
  • Realizar bochecho de 30 segundos com enxaguante bucal.

Conclusão

Os principais cuidados que devem ser tomados são: higienização bucal e do aparelho corretamente; tomar cuidado com hábitos prejudiciais que possam causar quebra de peças, como alimentação incorreta e morder canetas; responsabilidade com uso de acessórios; não faltar às consultas.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Consultórios X Clínicas Estéticas
Consultórios X Clínicas Estéticas

Entenda de uma vez por todas a discussão entre dentistas e esteticistas, separamos várias informações para sanar t...

Gengiva inchada: o que fazer?
Gengiva inchada: o que fazer?

Tem problemas com gengiva inchada? Saiba como tratar e as causas. Gengiva inchada pode ser incômoda, mas com bons há...

Nimesulida serve para dor de dente?
Nimesulida serve para dor de dente?

Nimesulida para dor de dente funciona? Tire aqui todas as suas dúvidas de como usar a nimesulida para dor de dente, s...

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais