Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/place269/website/c/consultoriosodontologicos.com.br/resources/functions.php on line 172
Correção na Estrutura Óssea do Rosto | Consultórios Odontológicos

Correção na Estrutura Óssea do Rosto

Selecione nos filtros acima o que você está procurando.

Correção na Estrutura Óssea do Rosto

Apesar de ser bastante raro a perfeita simetria da estrutura óssea do rosto, já que o mais comum é a assimetria, ou seja, um desequilíbrio na estrutura óssea da face, há situações em que a assimetria chega a se tornar um verdadeiro incomodo para o paciente, devido a perceptível evidência dela.

A esse problema é dado o nome de assimetria facial e existem algumas soluções para ela, inclusive até meios de prevenção, quando identificado ou quando se há um acompanhamento ortodôntico e ortopédico facial (ramos da ortodontia), que já pode acontecer a partir dos 3 anos de idade.

O que é a correção na estrutura óssea do rosto?

Quando se identifica a assimetria facial, advinda da genética, de alguma patologia ou trauma, e quando se torna um verdadeiro incomodo ou pode prejudicar em vários aspectos a saúde física e emocional do paciente, é possível buscar um tratamento estético.

Desse modo a correção na estrutura óssea do rosto deve ser baseada no diagnóstico feito através de exames clínicos e radiológicos para o profissional poder ser capaz de mensurar como o tratamento deve ser feito diante da determinada assimetria.

Outros exames são necessários também para a precisão do diagnóstico como a radiografia panorâmica, a póstero anterior de crânio e mandíbula, a tomografia e a telerradiografia de perfil.

É nesse diagnóstico que o profissional irá avaliar se o problema é de origem dentária ou mesmo óssea, a partir de então o profissional poderá estudar a melhor forma e o procedimento de correção na estrutura óssea do rosto.

Como é a correção na estrutura óssea do rosto?

O profissional capacitado é quem irá identificar o tipo e o tratamento adequado para a correção na estrutura óssea do rosto, pois as formas de tratamento são intimamente baseadas em uma série de fatores como a idade do paciente, a área e a origem da assimetria.

Desse modo, apenas o profissional será capaz de dizer como será feita a correção na estrutura óssea do rosto.

Entretanto, no geral, as formas de correção na estrutura óssea facial podem envolver até mesmo uma combinação de tratamentos dentários, tecido macio e ósseo, etc., valendo lembrar que, a mandíbula é a principal parte para a assimetria dentofacial.

Algumas das formas de correção na estrutura óssea do rosto são: utilização de aparelhos dentários, procedimento cirúrgico, botox, entre outros.

Utilização de aparelhos dentários

Uma das formas mais utilizadas para fazer a correção na estrutura óssea do rosto é com a utilização de aparelhos ortodônticos, pois visam exatamente corrigir assimetrias e essa forma ainda pode ser combinada com cirurgia ortognática para conceber melhores resultados e uma simetria mais harmoniosa, dependendo do caso, claro.

Procedimento cirúrgico

O procedimento cirúrgico, dependendo do caso, pode ser uma das melhores opções, sobretudo em casos mais acentuados, ou mesmo quando o paciente apresenta problemas de saúde por conta da assimetria facial. Desse modo, podem ser realizadas cirurgias ortognáticas.

Aplicação de botox

A toxina botulínica atua na musculatura paralisando-a, de modo a deixar o contorno no rosto mais harmônico.

Realizar esse procedimento como correção na estrutura óssea do rosto, ou de uso odontológico, reduz os problemas causados pelo bruxismo, corrige assimetrias e ainda pode reduzir o sorriso gengival, aquele em que a gengiva fica muito evidente durante o sorriso.

Por que fazer a correção na estrutura óssea do rosto?

Quando a assimetria é imperceptível e não incomoda o paciente, pode ser que não haja necessidade alguma de fazer a correção na estrutura óssea do rosto, porém, quando é mais visível e incomoda a aparência e até mesmo a saúde do paciente, pode se fazer necessária.

Desse modo, é inevitável que se busque um profissional capacitado, pois por ter vários tipos de formas de fazer a correção na estrutura óssea facial, é necessário que o profissional faça os devidos encaminhamentos para os exames clínicos.

Além do mais, pode ser possível que sejam necessários cirurgiões plásticos, ortodontistas, cirurgião buco-maxilar-facial e até mesmo fonoaudiólogos, então procure sempre profissionais de sua confiança, para que os resultados almejados sejam alcançados.

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais