Odontopediatria

O que é odontopediatria e sua importância?

A odontopediatria é a especialidade que atua em função de prevenir, diagnosticar, controlar e tratar os problemas bucais infantis, ou seja, cuida da saúde bucal das crianças e instrui os responsáveis sobre os possíveis problemas e ações naturais, sendo eles adequados ou não a fase da mesma, como a erupção, dentes de leite, queda dos dentes, higiene bucal, uso de fio dental, flúor, cuidado com os dentes permanentes, dentre outros.

Quando este trabalho é realizado com sucesso enquanto criança, a chance deste se tornar um adulto livre de cáries é muito maior. Sendo assim, é extremamente importante que se realize um trabalho efetivo desde o nascer dos primeiros dentinhos.

Então é importante que os responsáveis se informem sobre os métodos e cuidados necessários e um odontopediatra poderia responder as dúvidas e instruí-los da melhor forma em coisas como:

  • Quando ir ao dentista pela primeira vez;
  • A diferença de cuidado com relação aos dentes de leite e os permanentes;
  • Importância do fio dental e quando começar a usar;
  • Quando os dentes permanentes começam a nascer;
  • Se a alimentação influencia e como pode ser regulada de maneira eficiente;
  • Como ocorre a cárie;
  • Como funciona o famoso “sapinho”.

Dentre muitos outros, além de dicas muito importantes com relação à vida independente da criança, seus hábitos e costumes adquiridos.

Como se trata da saúde bucal de seus filhos, que é algo que pode influenciar em sua vida futuramente além de interferir em seu presente, não há um melhor momento do que agora.

Antes que saiam os dentes de leite (por volta dos seis meses) e os dentes permanentes (por volta dos seis anos), é interessante que saiba utilizar a escova adequada para cada fase, alem de despertar a curiosidade já se insere uma habito que poderá ser frequente e correto, mas depende de como se mantém no decorrer dos tempos.

Alguns especialistas afirmam que o acompanhamento deve ser desde o período gestacional, pois esta já pode se preparar aprendendo como cuidar da saúde bucal de seu bebê, não sendo obrigatório e nem sempre realizado, afirma-se que o adequado seria que o acompanhamento frequente deve ser a partir de 6 meses de idade, sendo a faixa etária das erupções e nascimentos dos primeiros dentinhos.

Quando surgiu a Odontopediatria?

A odontopediatria surge a partir do momento em que se viu as necessidades bucais de forma diferenciada, sendo que as necessidades de um adulto não são as mesmas de uma criança ou de um adolescente, sendo que cada um em sua determinada fase precisa de um acompanhamento específico.

Pensando nisso surge então a função voltada para a criança em suas primeiras fases, sendo elas iniciadas nas primeiras erupções, passando pelos primeiros dentinhos, as trocas dos dentes de leite pelos permanentes, o cuidado com os dentinhos até a chegada de sua adolescência onde ocorrem mudanças hormonais e óssea que interferem na aparência e funcionamento da arcada dentaria. Sendo assim, aperfeiçoaram-se em cuidados, prevenções e tratamentos desde pequeninos para uma vida mais saudável como adulto e uma infância muito mais feliz.

Odontopediatria como especialidade

O nascimento de um bebe é extremamente importante e especial para a família, com ele todas as suas fases são muito aproveitadas e apreciadas, uma delas, e se não a mais fofa, o nascimento dos primeiros dentinhos.

Porem com eles surgem também à responsabilidade bucal de um bebe que ainda é completamente dependente de seus responsáveis, sendo assim é importante que façam um acompanhamento adequado, o que exige um profissional especializado.

Engana-se quem acredita que o odontopediatra atua somente na área infantil, apesar deste ser o foco principal, antes de se especializar, o dentista estuda odontologia de um modo geral, ou seja, todos os campos. Devido a isso, este profissional consegue atender outras idades, o que pode ser vantajoso para os pacientes, sendo que este ao entrar em sua adolescência não precisaria trocar de dentista, já que este também atua em sua faixa etária.

Odontopediatria é ate que idade?

É impressionante como o tempo passa rápido e quando menos se espera os filhos já estão com dentinhos, mais um pouco e já os trocam, e quando menos se espera são independentes e fazem sua própria higiene bucal. Sendo assim, é importante estar sempre presente e acompanhar tudo, todo o desenvolvimento e auxiliá-lo o tempo que for preciso, e sempre estar em contato com um profissional. Porem, como logo eles crescem as mudanças também mudam e a estimativa de um atendimento na odontopediatria é até os 12 anos de idade, sendo que a partir desta fase, entram na adolescência (Puberdade), onde mudanças maiores acontecem, alterando todo o contexto anterior e necessitando de um auxílio mais específico para a idade, ou seja, após esta idade o adolescente já pode procurar um dentista adulto convencional para melhor atendê-lo. Porem, essa mudança é um pouco delicada, então deve ser tratada como uma transição, onde a criança vai se adaptando a um novo ambiente e novos meios de tratamento.

A troca de profissional, caso necessária deve ser devidamente contextualizada com cautela e cuidado. Conforme os anos passam, novos problemas surgem, da mesma forma que a criança muda, passa por transições, seu ambiente bucal também se altera, o que exige um profissional especializado em suas fases específicas.

Onde encontrar Odontopediatria?

Você precisa de algo relacionado à Saúde Bucal?

Independente de fase ou idade, a melhor forma de conseguir é procurando um profissional qualificado, especialista, experiente e pronto a ajudar, tirar dúvidas e socorrer os problemas bucais de toda a sua família.

Aqui no portal Consultórios Odontológicos, temos todos os tipos de dentistas, inclusive odontopediatras para cuidar de todos da melhor maneira possível em cada um de seus estágios.

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais