Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/place269/website/c/consultoriosodontologicos.com.br/resources/functions.php on line 172
Por que a saúde dental é mais do que escovar os dentes?
Por que a saúde dental é mais do que escovar os dentes?

Por que a saúde dental é mais do que escovar os dentes?

A conexão entre saúde bucal e saúde geral é surpreendente. Muitas pessoas desconhecem que a saúde da boca pode refletir a sua saúde geral do corpo. Um sorriso doloroso pode indicar que problemas maiores estão em jogo. É por isso que é muito importante reconhecer se sua saúde bucal precisa de atenção.

Nós escovamos e usamos fio dental, pois sabemos que os dentes são essenciais para mastigar a comida e para manter um sorriso bonito. Mas quando temos uma cárie - ou mesmo quando somos diagnosticados com doenças gengivais que podem culminar em canais radiculares ou perda de dentes - raramente pensamos nesses problemas como riscos permanentes à nossa saúde e vitalidade.

Saúde bucal e do corpo andam juntas

Simplesmente não colocamos a mesma importância em nossa saúde bucal, assim como, por exemplo, na saúde de nossos órgãos vitais. Afinal, a boca é o domínio do dentista; o corpo, o domínio do médico.

Mas essa perspectiva está mudando. Pesquisas recentes fornecem evidências convincentes de que a saúde bucal e a saúde geral estão ligadas - o que é bom para a boca também é bom para o resto do corpo que trabalhamos tanto para manter a forma e a saúde. Os dentistas examinam cada vez mais doenças sistêmicas, que envolvem muitos órgãos ou o corpo todo, por meio de avaliações da língua, testes de saliva, verificações de pressão arterial e simples observação dos dentes e gengivas. Eles também devem: Mais de 90% das doenças sistêmicas apresentam sintomas orais, como lesões, de acordo com a Academia de Odontologia Geral. Os dentistas também estão verificando sinais de inflamação que podem afetar a saúde do coração à medida que envelhecemos. Quando vêem problemas, fazem encaminhamentos para médicos.

Boca saudável, corpo saudável

A boa saúde bucal exige mais do que apenas escovar e usar fio dental. Exige comer alimentos nutritivos, exercitar-se, evitar cigarros e álcool e controlar a pressão arterial. Também pode significar olhar para o seu dentista como um recurso para mais do que limpezas e recheios. Afinal, os problemas na boca não apenas predizem a doença, mas também podem agravar e até causar.

Inflamação e doença cardíaca

A saliva é a nossa primeira linha de defesa contra as bactérias "ruins" que causam a formação de placas nos dentes. Assim como a profilaxia que é um conjunto de medidas que são utilizadas com o intuito de impedir ou reduzir o risco de transmissão de determinada doença.

O acúmulo de placa pode causar gengivite, que pode levar a periodontite e, se não for controlada, a algo chamado gengivite ulcerativa necrosante aguda ou boca de vala. As bactérias dessas condições podem entrar na corrente sanguínea após limpezas dentárias de rotina ou mesmo depois de usar o fio dental e escovar em casa.

Bactérias ruins também podem entrar na corrente sanguínea quando o fluxo salivar é reduzido por causa de antibióticos ou medicamentos, como antidepressivos, interrompendo o equilíbrio bacteriano normal da boca.

As bactérias que conseguem penetrar na corrente sanguínea podem causar uma infecção em outro lugar, especialmente se o sistema imunológico de um corpo tiver sido enfraquecido por uma doença como a AIDS ou por tratamentos contra o câncer. E se essas bactérias ruins encontrarem o caminho para o revestimento de válvulas cardíacas doentes, o resultado pode ser endocardite infecciosa. Essa é a condição que tirou a vida daquele homem de meia idade que pensava estar no caminho da saúde cardíaca, mas morreu após uma limpeza dentária de rotina.

Bons hábitos além da escovação

Evidências crescentes sugerem que bons hábitos na saúde dental não apenas ajudam a prevenir cáries e dão a você um sorriso brilhante, mas também a uma vida mais longa e saudável. Veja como você pode ter certeza de que está se saindo bem com os dentes:

Escove após as refeições e use fio dental pelo menos uma vez por dia. Após a escovação, lave as gengivas com um enxaguante bucal sem álcool (para evitar o efeito de secagem causado pelo álcool e para evitar matar as boas bactérias que ajudam a manter as más bactérias afastadas).

Observe o que você está comendo. Limite a ingestão de açúcar refinado, refrigerantes adoçados e alimentos processados; em seu lugar, adicione mais frutas e vegetais (de preferência crus), grãos integrais, cálcio e vitamina C.

Visite o dentista pelo menos uma vez por ano (com mais frequência à medida que envelhece). A limpeza regular reduz o acúmulo de placa bacteriana, que causa a doença periodontal.

Além da limpeza o dentista também poder realizar diversos outros tratamentos fundamentais para sua saúde bucal, como colocar aparelho dentário ou tratamentos estéticos como o clareamento dental.

Faça exercícios regularmente para melhorar a digestão e o fluxo sanguíneo nas gengivas. Não fume. O tabaco é uma das principais causas de infecções dentárias. Se você estiver grávida ou entrando na menopausa, esteja ciente de que as alterações hormonais podem fazer com que as gengivas fiquem vermelhas e macias e sangrem facilmente. Reduzir o estresse.

O estresse excessivo pode tornar mais difícil para o organismo combater infecções, incluindo aquelas que podem levar a doenças periodontais. Verifique se o seu dentista sabe quais medicamentos você está tomando. Medicamentos como contraceptivos orais, antidepressivos e certos medicamentos para o coração podem afetar a saúde bucal. Esteja ciente de que o piercing oral (que também pode causar danos aos dentes), bem como o abuso de drogas e álcool, podem prejudicar o equilíbrio de bactérias boas e ruins na boca.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais