Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/place269/website/c/consultoriosodontologicos.com.br/resources/functions.php on line 172
Extração de Dente | Consultórios Odontológicos

Extração de Dente

Selecione nos filtros acima o que você está procurando.

Extração de Dente

Se você já sentiu dor de dente, realmente deve saber que é algo que incomoda e, até certo ponto, costuma aterrorizar uma pessoa, porque em muitos casos é possível salvar o dente, porém, em outros pode ser necessário fazer a extração do dente.

É sobre a extração de dente que iremos falar hoje e tentar desvendar todos os seus mistérios para que não seja algo tão assustador e aterrorizante assim.

Afinal de contas, em alguns casos bem específicos, ela pode ser necessária, mesmo que o dente não esteja adoecido, ou seja, por prevenção.

O que é extração de dente?

Apesar de ser algo que muitas pessoas temem, a extração de dente é um dos procedimentos mais comuns nos consultórios de dentistas, embora ainda seja a última alternativa.

Em outras palavras, a extração de dente é a última opção a qual os dentistas recorrem quando não conseguem salvar ou encontrar outra solução para um problema dentário de seus pacientes.

Mas por que os dentes são extraídos? Existem vários motivos e isso não se refere apenas ao surgimento de cáries.

Pode ser necessário, inclusive, fazer uma extração de dente de leite, para prevenir o nascimento de dentes desalinhados e até mesmo a formação de cistos e tumores.

Porém, claro que um dos motivos mais conhecidos são as cáries profundas no dente, ou uma infecção que destruiu o dente ou o osso adjacente, ou até mesmo porque a boca do paciente não tem espaço suficiente para todos os dentes.

Além desses casos, há algumas outras recomendações para a extração de dentes, como por exemplo, a de dentes inclusos, isto é, aqueles dentes que só nasceram parcialmente, pois eles podem ser “morada” de várias bactérias e causarem infecções que podem até se estender para o osso adjacente e se tornar um problema bem mais sério.

Além disso, os dentes inclusos costumam causar incomodo e dores, porque ficam, continuamente, tentando atravessar a gengiva mesmo quando não há espaço na boca para ele e, de modo mais incomodo ainda, podem causar erupções e infecções, afetando raízes, dentes e ossos vizinhos, causando danos e sofrimentos ainda maiores.

Portanto, apenas o dentista poderá diagnosticar quando será necessário a extração do dente e se esta é a melhor solução para o seu tipo de problema.

Como é a extração de dente?

A extração de dente, apesar de ser um procedimento bastante comum nos consultórios odontológicos, deve haver um estudo e preparação para o procedimento.

Antes da extração, é necessário uma avaliação completa de seu histórico médico, para observar se sua saúde está “ok” para a realização do procedimento.

Além disso o dentista deverá solicitar radiografias para poder observar o comprimento, o formato, a posição e a distância do dente e do osso adjacente e assim poder "estudar" a cirurgia e o seu grau de dificuldade para que nada de imprevisto aconteça.

Em alguns casos, se o dentista que te atendeu não for um cirurgião-dentista, pode ser que haja o encaminhamento para o profissional especialista.

A extração de dente não costuma ser dolorosa, tendo em vista que será realizada sob efeito de anestesia local, porém, o paciente estará acordado e poderá perceber a pressão e os movimentos do dentista, mas não sentirá dor alguma.

Após terminada a extração do dente, o cirurgião-dentista pode optar por suturar a gengiva com alguns pontos.

Cuidados após a extração de dente

Uma das maiores preocupações de quem faz o procedimento de extração de dente é com o pós-operatório, pois realmente alguns cuidados extras serão necessários.

Por exemplo, é recomendado que o paciente tenha repouso após o procedimento, evite falar muito e se esforçar para que não haja sangramento ou fique inchada a área da extração.

Além disso, nos primeiros dias, a alimentação não deve ser quente e precisa ser liquida ou pastosa.

Outro cuidado excepcional é com a higienização bucal, toda a boca precisa ser higienizada para que não haja perigo de proliferação de bactérias e infecções, no entanto, essa higienização deve ser cuidadosa para não agredir demasiadamente o local da cirurgia.

É comum, nos primeiros dias após a extração do dente haver um incomodo e até mesmo dores, por isso, o dentista poderá prescrever analgésicos e lhe indicar quantidades e horas para toma-los, essa recomendação deve ser seguida à risca, para que a recuperação ocorra tranquilamente.

Qualquer incomodo, dor ou sangramento, deve ser comunicado ao dentista, para que ele possa te orientar para cuidados extras.

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais