Odontologia para crianças, como é a odontopediatria
Se você tem filhos pequenos com certeza já fez uma visitinha em um odontopediatria, afins de cuidado e também de prevenção bucal. Essa é a especialidade responsável ela saúde bucal das crianças.
Sabemos ainda que muitas crianças tem um verdadeiro pânico quando o assunto é enfrentar a cadeira do dentista, e por esse motivo cada vez mais a odontopediatria se destaca enquanto área.
Essa especialidade vai ajudar as mamães a tirarem todas as dúvidas em relação a troca dos dentes, sobre a escovação correta, e até mesmo um acompanhamento na estante, que já pode ir tirando suas dúvidas sobre a saúde bucal do bebê, porque a especialidade também abrange essa faixa etária.
E quem acha que o profissional só pode atender crianças, está enganado! Para se especializar na saúde bucal infantil é necessário estudar todos os campos da odontologia antes, e essa forma se tornar cirurgião, por isso antes de se especializar em crianças, o profissional, obrigatoriamente, atendeu pacientes de todas as idades.
Consulte também com o melhor especialista em ortodontia.
Por isso a criança pode fazer todo o acompanhamento com um odontopediatra e não precisa mudar quando chegar a adolescência, assim como em outros áreas da saúde, é sempre importante ter uma pessoa de referência e de confiança, por isso a troca não seria benéfica.
O profissional que se especializa na área tem que estar pronto para estudar o desenvolvimento bucal desde a barriga da mãe, e por isso são aptos a detectar todas as mudanças que acontecem ao longo do ano, e mais do que toda parte fisiológica e anatômica.
O profissional sabe lidar com a área emocional, e isso é bem importante, pois como colocamos acima, as crianças tem um grande trauma, e o profissional precisa fazer com que percebam que tudo realmente não passa de fantasias.
Primeiras consultas e visitas regulares
Como já foi comentando acima, as grávidas já podem começar a saúde bucal do bebê. E os especialistas na área defendem bastante essa ideia, inclusive indicam um "pré natal odontológico" você já ouviu falar?
Basicamente a gestante vai se informando sobre todas as mudanças que podem acontecer na boca do bebê, além dos aspectos de higiene.
Essa prática é considerada preventiva, e está dando bons resultados futuros nas crianças onde as mães fizeram esse acompanhamento desde a barriga, porém é algo muito novo ainda.
Quando não há esse acompanhamento é muito importante que a primeira consulta aconteça antes dos 6 meses de idade, para que a mãe receba todas as orientações a tempo de as colocar em prática.
E nesse período o desenvolvimento é constante, por isso as consultas a cada 6 meses são necessários para fazer a avaliação de cada momento, e intervir na hora certa.
Sem dúvidas a infância é uma fase de extrema importância na vida, e por isso precisa de atenção em todos os sentidos, inclusive na saúde bucal! E nenhum profissional vai ser melhor nisso do que o odontopediatra.
Não podemos nunca esquecer que a saúde bucal é tão importante quanto a física, e vai além só da questão estética.