Dor de dente: por que ela acontece?

Dor de dente: por que ela acontece?

A dor de dente é um problema bucal que pode ter diferentes causas e por isso, diferentes formas de tratar.

É preciso que uma pessoa que esteja com dor de dente, procure assim que possível um dentista para que o especialista consiga identificar qual a causa dessa dor e assim, indicar os melhores tratamentos.

Confira no artigo de hoje quais as principais causas da dor de dente para obter os melhores cuidados.

Primeiro vamos entender o que é a dor de dente

Para saber por que ela acontece, é preciso antes entender o que é a dor de dente, para conseguir entender facilmente até mesmo as suas causas.

Esse problema é mais comum do que muitos imaginam e consegue atingir pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. Sendo assim, não existe uma idade em que esse problema não irá mais existir, portanto é preciso sempre manter os cuidados com a higiene bucal em dia.

A dor de dente é manifestada como uma inflamação da polpa dentária. Essa polpa é conhecida também como o canal, uma parte do dente repleta de nervos, vasos sanguíneos e também o tecido conjuntivo.

Dentre as principais causas do aparecimento da dor de dente, estão a exposição da dentina, lesão de cárie ou retração gengival, além de outras causas também muito comuns.

Quais são as causas da dor de dente

Essa dor pode ser causada por diferentes situações como, por exemplo, a tão conhecida sensibilidade que torna o dente mais sensível para temperaturas frias ou quentes.

Algumas das causas da dor de dente, são:

  • Cáries;
  • Problemas periodontais, na gengiva;
  • Abscesso dentário;
  • Sensibilidade;
  • Gengivite;
  • Problemas endodônticos, no canal;
  • Dente do siso;
  • Traumas.

Dentre essas causas podemos apresentar ainda a sinusite que devido ao acúmulo da secreção nas vias aéreas, acaba fazendo pressão nas terminações nervosas e a partir disso provocar uma forte dor.

Saiba que independentemente da situação e da causa do aparecimento dessa dor, é importante não deixar de lado e assim que possível, buscar uma consulta com o dentista para identificar corretamente a causa e assim, conseguir tratar o problema.

Dependendo da causa dessa dor, ela pode ser manifestada por espaços de tempo diferentes podendo ser constante ou intermitente e além disso, ser identificada em estágios diferentes, podendo começar leve e passar para uma dor mais aguda ou ainda, começar já no estágio mais agudo.

Veja como aliviar a dor de dente

Claro que a melhor opção é ir o mais rápido possível no dentista, para identificar e tratar a dor de dente, para que não aconteça em casos isolados, mas sim, que seja realmente eliminada.

Mas quando não puder ir rapidamente ao dentista, até mesmo pela falta de agenda disponível do profissional, é possível amenizar as dores de outras formas.

Em casos mais simples que não precisa de tratamento odontológico, como veremos a seguir, é possível utilizar analgésicos ou mesmo anti-inflamatórios para conseguir controlar a dor, principalmente nos estágios em que o incômodo for mais forte.

Mas sempre que possível é necessário que seja realizado com o auxílio e orientação de um profissional odontológico.

Para aliviar a dor de dente quando o caso for mais delicado, quando houver cárie por exemplo, é necessário que seja realizado o tratamento para proporcionar a restauração do dente.

Nos casos de exposição de raiz será necessária a aplicação de flúor. Outras possíveis soluções são o recobrimento do local ou ainda, enxerto de gengiva.

Quando o problema já tiver atingido a polpa do dente, será necessário realizar o tratamento de canal, para eliminar a dor de dente.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais