Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/place269/website/c/consultoriosodontologicos.com.br/resources/functions.php on line 172
Efeitos das Drogas na Saúde Bucal: Conheça os Principais
Efeitos das drogas na saúde bucal: conheça os principais

Efeitos das drogas na saúde bucal: conheça os principais

São significativos os efeitos das drogas na saúde bucal. É claro que as substâncias psicoativas, legalizadas ou não, causam determinados efeitos também em nossa saúde mental e física, mas esse já é um tópico de ampla cobertura.

No entanto, muita gente ainda não sabe que existem efeitos das drogas na saúde bucal. Por isso, é importante elucidar mais esse elemento, de forma a ajudar as pessoas a compreender os males do consumo dessas substâncias por completo.

Vale lembrar que não é necessário esperar que a dependência química chegue no estágio da internação compulsória para sentir os danos na saúde bucal. Esses problemas aparecem bem antes disso.

Quer saber quais os efeitos das drogas na saúde bucal? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Quais os efeitos das drogas na saúde bucal?

Não é uma surpresa imaginar que os tipos de substâncias psicoativas de ingestão (como o álcool, tabaco, café ou chá) causam efeitos específicos na saúde bucal das pessoas. Afinal, assim como comidas e bebidas, eles passam pela boca. No entanto, outros tipos de drogas também podem causar efeitos específicos para os usuários.

Confira a seguir um pequeno resumo de todos os efeitos das drogas na saúde bucal!

Maconha

A maconha é uma droga que, assim como o cigarro, tem sua fumaça passando pela boca em direção ao pulmão. Além disso, ela pode afetar a saúde bucal do paciente ao ocasionar queimaduras na mucosa bucal. Para completar, ela ainda pode causar diminuição da ossoeointegração de implantes. Por isso, pessoas com lente de contato dental ou outros tipos de implantes podem ter problemas com o consumo da substância.

Álcool

O álcool é uma das substâncias psicoativas mais usadas do Brasil. De acordo com pesquisa da Fiocruz, 46 milhões de brasileiros consomem a substância mensalmente.

Por causa disso, os efeitos do álcool na saúde bucal são fáceis de notar por dentistas experientes. Uma das características mais marcantes é o hálito da bebida, muito característico em quem desenvolve dependência química, mesmo se a pessoa não tenha bebido antes da consulta com o dentista.

Além dela, ainda há a dificuldade de coagular em ferimentos na boca, um característico aumento de voluma das gengivas, ressecamento n região e o aparecimento de mucosas na boca.

Isso acontece porque o álcool é uma substância que desidrata a região, o que deixa a boca mais sensível a machucados e irritações de todos os tipos.

Tabaco

O cigarro é uma das drogas de uso mais comum no Brasil. Por ser de uso oral, tem grande influência na saúde bucal da pessoa. Seu efeito mais conhecido é o aparecimento de manchas na dentição, o que torna os dentes amarelados. No entanto, existem outros casos ainda mais graves. Fumantes com gengivite têm, por exemplo, 4x mais chance do caso evoluir para uma periodontite (que é quando há perda de osso ao redor dos dentes).

Além disso, o uso do cigarro pode diminuir a sensibilidade do paladar e torna mais difícil de se recuperar de procedimentos cirúrgicos. Para completar, há um risco significativo de doenças da gengiva, perda dos dentes e de câncer bucal.

Cafeína

A cafeína é uma substância muito consumida no Brasil. Na verdade, dentre todas as substâncias psicoativas, é provavelmente a mais consumida ou o mais próximo disso possível, uma vez que não há exatamente uma maneira de controlar o uso. Ela tem vários efeitos específicos no corpo humano, como aumento da ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia, mas também tem efeitos específicos no nosso corpo. Um deles é afetar a função intestinal e gástrica, o que gera reflexos indiretos na boca (um exemplo é o aumento da acidez). A coloração amarelada nos dentes também é muito característica do uso exagerado da cafeína.

Inalantes

Existem muitas drogas inalantes que têm efeito na saúde bucal dos usuários. A maconha já foi citada, mas podemos lembrar da cocaína. Quando os usuários esfregam a substância nos dentes e gengivas, causam uma solução ácida capaz de gerar erosão do esmalte dental.

O crack é uma das drogas mais agressivas à saúde oral da pessoa. Sua fumaça danifica diretamente o esmalte dos dentes, a gengiva e os nervos da boca. Por isso, costuma fazer estrago na saúde bucal dos usuários.

Outra droga que causa muitos danos é o ecstasy. Ela torna mais comum a boca seca e o bruxismo, o que prejudica toda a arcada dental e causa muita dor nas pessoas durante a noite e o dia.

No entanto, dentre as drogas inalantes, a pior delas é a metanfetamina. Não há à toa, há nos EUA uma expressão que fala sobre o "sorriso de um dependente de metanfetamina", pois ela provoca cárie em um curto espaço de tempo. A situação é tão grave que eventualmente os dentes podem cair.

Agora você já conhece o efeito das drogas na saúde bucal das pessoas. Com essas informações, pode tentar sensibilizar os usuários a diminuir o consumo excessivo e preservar a saúde dos dentes e da boca.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais