Tabagismo e saúde bucal

Tabagismo e saúde bucal

Os profissionais de saúde têm um papel importante a desempenhar na luta contra o tabagismo.

É por isso que os dentistas estão intensificando suas intervenções com pacientes fumantes, fornecendo informações sobre os efeitos do tabaco na saúde bucal.

Eles também os aconselham sobre como parar de fumar procurando uma clínica de reabilitação para dependentes químicos e sobre os recursos gratuitos e particulares disponíveis

Fumar leva a problemas dentários, incluindo:

    Mau hálito
  • Descoloração dos dentes;
  • Inflamação das aberturas das glândulas salivares no céu da boca;
  • Maior acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes;
  • Maior perda de osso na mandíbula;
  • Aumento do risco de desenvolver doença gengival, uma das principais causas de perda dentária;
  • Processo de cicatrização atrasado após extração dentária, tratamento periodontal ou cirurgia oral;
  • Menor taxa de sucesso dos procedimentos de implantes dentários;
  • Aumento do risco de desenvolver câncer bucal.

Como o tabagismo leva à doença gengival?

Fumar e outros produtos do tabaco podem levar a doenças gengivais, afetando a fixação de ossos e tecidos moles nos dentes.

Mais especificamente, parece que fumar interfere com a função normal das células do tecido gengival.

Essa interferência torna os fumantes mais suscetíveis a infecções, como a doença periodontal, e também parece prejudicar o fluxo sanguíneo para as gengivas - o que pode afetar a cicatrização de feridas.

Como o fumo pode afetar minha saúde bucal?

A maioria das pessoas agora sabe que fumar faz mal à saúde. Podem causar muitos problemas médicos diferentes e, em alguns casos, doenças fatais.

No entanto, muitas pessoas não percebem os danos que o fumo causa na boca, gengivas e dentes.

Fumar pode levar a manchas nos dentes, doenças gengivais, perda de dentes e, em casos mais graves, câncer de boca.

Por que meus dentes estão manchados?

Um dos efeitos do fumo é a coloração dos dentes devido à nicotina e ao alcatrão do tabaco. Isso pode deixar seus dentes amarelos em muito pouco tempo, e fumantes pesados costumam reclamar que seus dentes ficam quase marrons depois de anos fumando.

Como o fumo afetará minhas gengivas e dentes?

Fumar também pode levar à doença gengival. As pessoas que fumam têm maior probabilidade de produzir placa bacteriana, o que leva à doença gengival.

As gengivas são afetadas porque fumar causa falta de oxigênio na corrente sanguínea, para que as gengivas infectadas não se curem.

Fumar faz com que as pessoas tenham mais placa dentária e faz com que a doença gengival piore rapidamente do que em não fumantes.

A doença gengival ainda é a causa mais comum de perda dentária em adultos.

Como o tabagismo está relacionado ao câncer?

A maioria das pessoas sabe que fumar pode causar câncer de pulmão e garganta, mas muitas pessoas ainda não sabem que também é uma das principais causas de câncer de boca.

Todos os anos, milhares de pessoas morrem de câncer na boca causado pelo fumo.

Posso usar produtos dentários especiais?

Existem cremes dentais especiais para pessoas que fumam. Às vezes, eles são um pouco mais abrasivos que os cremes dentais comuns e você devem usá-los com cuidado.

Sua equipe odontológica pode recomendar que você use cremes dentais alternadamente com a pasta de dente habitual.

Existem vários cremes dentais branqueadores no mercado. Embora eles não afetem a cor natural dos seus dentes, eles podem ser eficazes na remoção de manchas e, portanto, podem melhorar a aparência geral dos seus dentes.

E os enxaguantes bucais?

As pessoas que fumam podem achar que têm mais probabilidade de ter mau hálito do que os não fumantes. Produtos de hálito fresco, como enxaguatórios bucais, podem ajudar a disfarçar o problema em curto prazo, mas não o curam.

Com que frequência devo visitar meu dentista?

É importante que você visite sua equipe odontológica regularmente para um check-up normal e um exame bucal completo, para que outras condições possam ser detectadas precocemente.

Você deve visitar sua equipe odontológica regularmente, com a frequência recomendada.

As pessoas que fumam têm maior probabilidade de ter dentes manchados e, portanto, podem precisar de consultas com mais frequência com o higienista dental.

O que meu dentista pode fazer por mim?

O seu dentista fará um exame regular para garantir que seus dentes, gengivas e boca inteira estejam saudáveis.

Sua equipe odontológica também examinará suas bochechas, língua e garganta em busca de sinais de outras condições que possam exigir mais investigação.

Eles também podem colocar você em contato com organizações e grupos de autoajuda que terão as informações mais recentes para ajudá-lo a parar de fumar.

Vou precisar de algum tratamento extra?

O seu dentista também pode encaminhá-lo a um higienista dental, para tratamento extra, limpeza completa e para verificar com mais atenção à saúde da boca.

Seu higienista dentário poderá aconselhá-lo sobre a frequência com que você deve visitá-los, embora isso geralmente ocorra a cada três a seis meses.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais