Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/place269/website/c/consultoriosodontologicos.com.br/resources/functions.php on line 172
Gengiva inchada: o que fazer?
Gengiva inchada: o que fazer?

Gengiva inchada: o que fazer?

A gengiva inchada é comum entre muitas pessoas e pode causar dores e sangramentos e, além disso, pode ser também um indicativo de que tem algo errado com a sua saúde bucal. Portanto acompanhe o artigo para algumas orientações sobre esse problema.

Antes de tudo, vamos entender quando a gengiva pode ser avaliada como inchada. A gengiva que é normal e saudável não apresenta aspecto de inchaço, tem a coloração rosada e não sangra facilmente.

Já a gengiva inchada, geralmente está inflamada, por isso, além do inchaço, é possível notar sangramento durante a escovação e vermelhidão. E, muitas coisas podem causar esse incômodo, podendo também ser sinal de problemas como gengivite e periodontite.

Lembrando que gengivite não é uma doença, e sim uma inflamação na gengiva induzida por placas bacterianas, que à sangramentos, mau hálito, dores e inchaço. E ela costuma aparecer mais na infância.

Gengiva inchada: o que pode ser?

Diferentes problemas e hábitos podem acarretar em inflamação das gengivas como fumar, que é um hábito que causa inúmeros transtornos para a saúde bucal, incluindo doenças como câncer de boca, por exemplo.

No entanto, a maior causa do inchaço é o acúmulo de placa bacteriana, ocasionado pela má higienização bucal. Então, é importantíssimo cultivar boas práticas de higiene bucal, como escovar bem os dentes e fazer o uso do fio dental.

Alterações hormonais também podem ser a causa da sua gengiva inchada. Durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa, por exemplo, há um crescimento na liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido, o que gera o inchaço.

E claro, se a gengiva apresenta aftas ou machucados, eles também irão desenvolver a inflamação.

Dessa forma, conclusão que chegamos é que são várias as causas, o que não significa que, caso esteja com este problema, você tenha automaticamente uma má higienização.

E, é importante enfatizar que investigar o razão vai facilitar que a inflamação não aconteça de forma recorrente.

Como tratar gengiva inchada?

O tratamento adequado começa com a ida ao dentista, já que é um problema que precisa ser vistoriado e examinado por um profissional competente. Inclusive, umas das formas de prevenir da gengiva inchada é indo periodicamente ao consultório odontológico.

Algumas práticas auxiliam no tratamento deste problema são:

  • Lavagem bucal com água morna misturada com vinagre e sal;
  • Escovar os dentes antes de dormir e depois das refeições e usar o fio dental;
  • Ingestão de alimentos ricos em vitamina C, já que a mesma fortalece a gengiva;
  • Evitar fumar, caso tenha o costume, pelo menos até que a situação esteja mais controlada.

É muito bom tratar a gengiva para que ela permaneça saudável, mas o mais importante é prevenir para que isso não ocorra. E para isso também existem hábitos que podem ser adotados.

Já citamos a necessidade de uma higiene bucal adequada, com direito a escovação e uso adequado do fio dental. E uma dica que damos é: escolha escovas de dentes que possuem cabeças pequenas (levando em consideração sua idade e tamanho dos dentes, claro), pois elas limpam mais.

Outra observação a fazer é que escovas de dentes devem ser trocadas, de acordo com profissionais, de três em três meses.

As cerdas da escova de dentes não conseguem matar as bactérias que estão na sua boca, proteger contra alguma doença ou evitar que fique doente, portanto é necessário trocá-las.

Outro hábito muito importante é evitar o consumo de alimentos e bebidas doces, ainda mais se não for escovar os dentes depois. A ingestão de doces é um problema muito prejudicial para a saúde bucal e está ligada à gengiva inchada de inúmeras maneiras.

Uma delas, que às vezes não é levada em conta, é o uso de balas e chicletes para aliviar o mau hálito, que pode ser causado pelo problema em questão. Isso só agrava mais a situação, sendo uma solução a curto prazo, prejudicando o tratamento.

A mastigação de alimentos crocantes também deve ser feita com cautela, para evitar machucar a gengiva. O lado bom de a causa ser um machucado, é que essa é uma região que se recupera rapidamente e logo o inchaço passará.

A escovação na hora de dormir é muito importante também e não pode deixar de ser feita. E, o principalmente, fazer visitas periódicas ao dentista.

Enfim, agora que sabemos o que é a gengiva inchada, suas possíveis causas e tratamentos e como previni-la será mais fácil manter a saúde bucal em dia. E no final, a recomendação/dica maior que podemos lhe dar é: cuide-se bem para garantir qualidade de vida!

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais