Como fazer as crianças perderem o medo de ir ao dentista?
Ter medo de ir ao dentista na infância é algo extremamente comum, mas um sério problema.
Por conta do medo, muitas pessoas acabam com problemas odontológicos sérios que poderiam ser facilmente evitados.
Desse modo, isso ocorre porque pensam que só devem ir ao dentista em última instância, quando o ideal é que se vá pelo menos duas vezes ao ano, mesmo sem aparentes problemas.
Criar esse hábito em uma criança o mais cedo possível pode ser uma excelente forma de diminuir o seu medo e melhorar sua vida futura, por exemplo.
Nessa perspectiva, a fim de ajudar pais que possuem filhos com medo de ir ao dentista ou que irão pela primeira vez, este artigo separou as melhores dicas e principais dúvidas sobre o assunto. Veja a seguir.
Por que as pessoas têm medo de ir ao dentista?
O medo de ir ao dentista é chamado de odontofobia e está presente não só em crianças como também em adultos.
Existem diversas explicações sobre a origem deste medo, sendo a principal relacionada a associação da tarefa com a sensação de dor.
Apesar de hoje em dia o processo ser bem menos doloroso devido à evolução da medicina e da tecnologia, muitos desconhecem esse fato.
Consequentemente, pensam que ao irem ao dentista sentirão aquela dor incômoda causada por uma agulha extremamente grossa de anestesia, por exemplo.
Racionalmente, talvez isso pudesse ser considerado uma verdade alguns anos atrás, quando de fato isso ocorria constantemente.
Todavia, hoje em dia grande parte dos procedimentos muitas vezes nem necessitam de anestesia e são rápidos e pouco doloridos. Não há porque ter medo de ir ao dentista.
Cabe destacar, ainda, que podem haver outros motivos para o trauma, como ir ao dentista somente como castigo quando era criança e coisas semelhantes.
Principais dicas para a criança perder o medo de ir ao dentista
Existem algumas dicas simples que podem ajudar seu filho a perder o medo de ir ao dentista, e você tem papel importante nisso.
Dessa forma, veja as três melhores dicas para ajudar seu filho a enfrentar esse possível problema.
Seja sincero
Não minta para a criança pensando que isso irá acalmá-la ou algo do tipo, só piorará a situação.
Dessa maneira, imagine o quão traumático pode ser ir ao dentista pensando que está indo ao parque de diversões, por exemplo.
Fale somente a verdade, de forma calma e simples, sem transmitir medo a criança, mas sim confiança.
Escolher bem as palavras que vai usar e evitar dizer coisas que podem assustá-la é uma ótima forma de eliminar um possível medo de ir ao dentista.
Escolha bem o profissional
Dentro da odontologia há uma especialidade chamada odontopediatria, a melhor para atender crianças.
Basicamente, eles não só conhecem melhor o corpo das crianças como sabem lidar muito bem com elas, apresentando os instrumentos, contando histórias, brincando e etc.
De forma resumida, levar a criança a um bom odontopediatra pode ser uma excelente forma de ela se divertir indo ao dentista e nunca o contrário.
Fale de forma amigável e positiva
Como dito, muitas vezes os pais que possuem medo de ir ao dentista e assustam seus filhos sem nem mesmo perceber.
É recomendado que se vá ao dentista a cada seis meses, pelo menos para revisão. Dessa forma ir ao dentista será muito mais fácil e virará uma rotina.Crie um hábito