Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/place269/website/c/consultoriosodontologicos.com.br/resources/functions.php on line 172
6 benefícios do aparelho fixo transparente
6 benefícios do aparelho fixo transparente

6 benefícios do aparelho fixo transparente

As possibilidades em aliar saúde à estética aumentam a cada dia graças aos avanços tecnológicos.

O sorriso reflete bem a necessidade desta junção, pois nada representa mais saúde e agrega beleza à face, do que uma arcada dentária completa e alinhada.

Atendendo esta exigência, a ortodontia traz várias opções em tratamentos.

Com a eficácia dos convencionais mais a vantagem da modernidade e sutileza dos materiais, o aparelho fixo transparente corresponde essa expectativa em 6 benefícios.

União da saúde e beleza durante o tratamento

A grande proposta do aparelho fixo transparente é solucionar seu incômodo bucal, seja o alinhamento dos dentes ou outro problema, sem causar mais transtornos visuais.

Afinal, para muitos, a exposição metálica dos aparelhos tradicionais é tão desagradável quanto à assimetria do sorriso.

Além deste importante quesito mais 6 benefícios contribuem para que esta opção seja a melhor escolha.

1. Discreto

Este é o principal motivo por muitos recorrerem ao aparelho transparente. Quase imperceptível, os bráquetes são translúcidos ou se igualam ao tom do dente.

Vem sendo utilizado principalmente por adultos, que se constrangem com o tratamento.

2. Higiênico

Devido ao seu material mais sútil e moderno, a limpeza deste aparelho é facilitada. O receio por não amarelá-lo também reforça a constância da escovação e aplicação do fio corretamente.

3. Confortável

Também por causa do material utilizado, este aparelho costuma ser mais fino e muitos não possuem as tradicionais “borrachinhas”, como nos modelos autoligados.

4. Resistente

Apesar da aparência tênue, os transparentes são muito resistentes. Confeccionados com policarbonato, porcelana monocristalina ou safira, estes aparelhos não quebram ou se soltam com facilidade.

5. Esteticamente mais Belo

Como no quesito anterior da descrição, o fato de não ter uma apresentação mais grosseira, permite a essa versão propiciar mais leveza e não “poluir” visualmente a dentição.

Esteticamente é a opção que menos atrapalha a beleza do sorriso.

6. Contemporâneo

Diferente dos modelos metálicos que cai nos modismos de borrachinhas e elásticos coloridos, os transparentes se tornam aliados ao tempo por não mudarem aparentemente.

Entretanto materiais e estrutura estão sempre ganhando mais tecnologias e se adequando de acordo com a exigência estética dos pacientes.

Um grande exemplo desta modernidade são os aparelhos autoligados, que dispensam as borrachinhas e usam os bráquetes para fixar o fio.

Transparentes até o fim

Alguns cuidados são essenciais para garantir que o aparelho fixo continue transparente ao longo do tratamento.

A escolha dos materiais é de extrema importância, porém, a cautela no dia a dia também auxilia na preservação do tom.

Higiene

A higiene bucal é fundamental usando ou não aparelhos ortodônticos. Mas o fato de possuí-los requer ainda mais este cuidado.

O acompanhamento com o dentista, e no dia a dia realizar a limpeza dos dentes, com a escovação de forma correta e passar fio dental após as refeições é o básico.

Para quem possui aparelho fixo transparente, vale a pena reforçar esta rotina com o uso de uma escova interdental.

Um bochecho com água morna e bicarbonato de sódio antes da escovação previne ainda mais o encardimento deste item.

Acompanhamento ortodôntico

Manter a rotina de visitas ao dentista em dia contribui para que a cor do aparelho não mude.

Com limpezas e outras técnicas de polimento, o profissional irá permitir que a saúde da boca mantenha-se perfeita durante este tratamento, assim como a apresentação.

Alimentação

A alimentação também pode afetar a conservação do aparelho transparente. Evitar produtos que contem corantes naturais e artificiais é a grande dica para preservar o estado e cor do aparelho.

Entre os principais, destaca-se o café, açaí, refrigerante e a beterraba.

Outros alimentos mais duros, que possam danificar o fio e bráquetes também devem ser reduzidos.

Opções para cada gosto e bolso

A diversidade dos materiais se adequam a necessidade do paciente, seja em valor ou aparência.

Os materiais se diferem tanto na durabilidade, cor, tecnologia e claro, valor.

Entre as opções, o aparelho fixo transparente pode ser apresentando nos materiais de policarbonato, porcelana monocristalina e safira.

Policarbonato

Nesta versão um pouco mais ultrapassada, porém, econômica, os bráquetes têm coloração mais opaca e leitosa e é utilizada uma canaleta metálica para diminuir o atrito com o fio ortodôntico.

Menos resistente comparado aos outros materiais, o Policarbonato também pode ter a cor alterada durante o tratamento.

Porcelana

Com estrutura mais leve, este modelo com bráquetes de porcelana mais esbranquiçadas, se camufla facilmente em contraste com os dentes. O fio também pode ser mais discreto, quando coberto com uma camada fina de teflon na mesma tonalidade dos dentes.

Safira

Considerado a inovação ortodôntica, o aparelho fixo transparente de safira é o mais imperceptível comparado às opções anteriores.

Por ser totalmente translúcido, se adequa a qualquer tonalidade de dente.

Este modelo é produzido com monocristais de safira, trazendo a resistência do mineral ao aparelho, tornando-o mais seguro e confortável.

A melhor escolha para o melhor sorriso

Entre tantos benefícios e opções, o aparelho fixo transparente minimiza o desconforto da exposição do tratamento dentário.

Sua eficácia é tão comprovada quanto à do aparelho metálico e irá corrigir problemas bucais como o apinhamento dental, dentes separados, mordida aberta, cruzada ou profunda e mandíbula desalinhada.

Seguindo cuidados de higienização e visitas periódicas ao ortodontista, a aparência deste tratamento não afetará a beleza do sorriso.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais