Ortodontia

Selecione nos filtros acima o que você está procurando.

Ortodontia

Você, provavelmente, já deve ter visto alguém usando aparelhos nos dentes e isso significa dizer que esse alguém deve ter procurado um profissional na área de ortodontia, ou seja, um ortodontista para corrigir a posição de seus dentes e dos ossos.

É mais comum do que se imagina a necessidade de usar aparelhos dentários, entretanto, alguns casos são mais "visíveis" do que outros.

Isso ocorre porque no processo de desenvolvimento / crescimento do indivíduo, em seus aspectos faciais e anatômicos podem ocorrer o mal posicionamento dos dentes e dos ossos, surgindo a necessidade de correção.

O que é ortodontia?

A ortodontia se trata de uma especialidade da odontologia, nessa área acontece o estudo, prevenção e tratamento de problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos dentes e da oclusão.

Em outras palavras, com a ortodontia é possível corrigir a posição dos dentes e dos ossos mal posicionados, já que tais disfunções podem acarretar em outros problemas mais graves à saúde bucal.

Por exemplo, com os dentes e ossos mal posicionados torna-se difícil uma boa higienização, ou seja, podem surgir caries e necessitar a extração por conta disso; pela mastigação errada na boca pode originar uma série de problemas como dores de cabeça, síndrome da ATM e até mesmo dores nas costas, ombros e pescoço.

Para completar, dentes ou boca torta prejudicam bastante a estética do indivíduo que pode, sim, prejudicar sua autoestima.

Tipo de ortodontia

A ortodontia pode ser classificada em 3 tipos, relacionados diretamente com o momento da intervenção, podendo ser:

  • Ortodontia preventiva;
  • Ortodontia interceptativa;
  • Ortodontia corretiva.

Seus nomes já elencam bastante o que seriam esses tipos de abordagem.

Na ortodontia preventiva é possível o ortodontista trabalhar na prevenção de possíveis problemas que já podem ser percebidos na criança e no seu desenvolvimento facial. Nesses casos, geralmente, são usados aparelhos móveis.

Na ortodontia interceptativa é quando o ortodontista trabalha no intuito de conter a formação de um problema que está começando a se desenvolver, nesse momento o profissional estuda uma forma de conter / interceptar esse problema para que ele não se instale por completo. Nesses casos, podem ser usados aparelhos móveis ou fixos, dependendo do caso e da intencionalidade da intervenção do ortodontista.

Já a ortodontia corretiva é a mais comum, é quando o problema já está lá e precisa ser corrigido, porque já está prejudicando, de alguma forma, a vida da pessoa. Comumente esse tipo de ortodontia é feita em adultos e adolescentes que já finalizaram seu crescimento (por volta de 16 a 18 anos).

Os casos que acontecem nesse tipo são mais complexos e dão sempre mais trabalho ao ortodontista para reverter a situação, inclusive em casos mais complexos pode ser necessário a realização de procedimento cirúrgico e extrações. Nesses casos, geralmente são usados aparelhos fixos e alguns aparelhos acessórios e alinhadores móveis.

Como saber se preciso usar um aparelho dentário?

Algumas pessoas apresentam casos visíveis da necessidade de usar aparelho dentário, como por exemplo quem tem dentes tortos e se sente incomodado por eles, entretanto, há alguns casos que só podem ser diagnosticados pelo dentista ou ortodontista.

Desse modo, apenas um dentista ou ortodontista pode dizer se em seu caso é preciso usar aparelho dentário.

Para isso também são necessárias uma série de instrumentos para facilitar o diagnóstico como histórico médico dentário, exame clínico, moldes de gesso dos dentes, radiografias, fotografias e um estudo de caso, para definir qual o melhor caminho e tratamento ortodôntico é o mais recomendado.

Como acontece o tratamento?

Os tratamentos em ortodontia podem ser realizados através de aparelhos, que podem ser aparelhos fixos e aparelhos móveis.

Existem vários tipos de aparelhos fixo, bem como vários tipos de aparelhos móveis e o que irá determinar seu uso é exatamente o caso do paciente.

O profissional ortodontista deverá ter acesso a todos os materiais (molde, radiografia, fotografias) para poder estudar o caso e definir o melhor tratamento e aparelho para o caso do paciente, afinal cada caso é um caso.

Em outras palavras, o que irá definir o tipo de aparelho a ser usado é a gravidade do problema, além do mais, em alguns casos, o tratamento pode necessitar de procedimentos mais invasivos como extração de dentes para ter espaço para "trabalhar" ou cirurgias.

O que pode acontecer se precisar, mas não fizer o tratamento ortodôntico?

A necessidade de fazer um tratamento ortodôntico já significa que algo na saúde bucal não está muito correta e, muitas vezes pequenos problemas, que poderiam ser solucionados com aparelhos móveis, quando não solucionados, podem acarretar em problemas bem maiores no futuro.

O mal posicionamento dos dentes podem conter cáries, deficiência na mastigação e até mesmo na fala de um indivíduo, além do mais, dentes mal posicionados podem ser um grande incômodo para um indivíduo que acaba se constrangendo ao sorrir.

Portanto, o ideal é sempre buscar por um ortodontista para que ele diagnostique se há necessidade ou não do uso do aparelho ou qual caminho seguir no tratamento.

Caso você queira conhecer os ortodontistas de sua região e os serviços que eles oferecem basta rolar para o topo desta página.

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais