Endodontia
Quem nunca sentiu uma dor de dente? Quem você procura quando sente dor de dente? Se a resposta foi dentista, está correta; entretanto, algumas vezes o dentista pode encaminhar seu cliente para um outro profissional: o Endodontista.
Você sabe o que é endodontia? Sabe o que faz o profissional Endodontista? Que tratamentos se faz com essa especialidade?
O que é endodontia?
O próprio nome, endodontia, já diz muito do que se trata essa especialidade da odontologia.
"Endo" significa e remete ao que está dentro, “dontia” significa dente, ou seja, essa especialidade estuda a polpa do dente e tudo o que se encontra dentro do dente como os sistemas de canais radiculares e tecidos periapicais e doenças que afligem essa região.
Quais tratamentos são realizados na endodontia?
A endodontia trata problemas no interior do dente que podem ser causados por cáries profundas que originam a necessidade de: canal, trauma dentário, fratura dentária e até mesmo lesões endo-periodontais, etc.
O tratamento é feito para combater os sinais e sintomas originados pela lesão ao interior do dente que podem ser:
- Dor espontânea;
- Sensibilidade ao frio;
- Sensibilidade ao calor;
- Incomodo ao toque/mastigação;
- Abscesso ou fistula (pus).
O sentido de procurar um profissional endodontista é exatamente eliminar esses sintomas ,tentar salvar o dente e mantê-lo na boca, evitando gastos com extrações e implantes e devolvendo ao dente a sua função de mastigar alimentos.
O que um Endodontista pode fazer?
O Endodontista é o especialista e profissional capacitado para tratar cáries, fraturas, lesões na parte interna do dente e dos tecidos perirradiculares.
Entretanto, esse profissional não apenas trata as patologias dessa região, mas ele é responsável por tentar preservar o dente por meio de prevenção de doenças, diagnóstico, prognóstico e tratamento de alterações na polpa do dente.
Sua área de competência e atuação inclui:
- Procedimento para conservar a vitalidade pulpar;
- Cirurgias no tecido e na cavidade pulpar;
- Cirurgias paraendodônticas;
- Tratamentos de traumas dentários.
No exercício dessa especialidade o endodontista (cirurgião-dentista) poderá ainda prescrever medicamentos e solicitar exames para complementarem o tratamento e diagnóstico no desempenho de sua atividade laboral.
Como acontece o tratamento?
Em um tratamento nessa especialidade pode acontecer em algumas etapas até sua conclusão, porém isso depende de caso para caso e até mesmo de pessoa para pessoa.
Entretanto, de um modo geral, o endodontista irá seguir alguns passos e procedimentos cirúrgicos como a remoção da polpa.
Para isso é necessário anestesia local, depois o endodontista faz uma abertura na coroa do dente com uma broca até alcançar o tecido pulpar e removê-lo.
O espaço onde ficava a polpa é esvaziado, alargado, limpo, irrigado, desinfeccionado e depois deve ser preenchido com material obturador.
Depois desse procedimento é feita uma obturação temporária para selar o que foi acrescentado e para proteger o dente até a próxima consulta.
Quando o tratamento endodôntico estiver finalizado, o endodontista irá remover a restauração provisória e toda a cavidade pulpar e os canais são preenchidos com material permanente e para selar o trabalho é feito uma restauração definitiva.
O que acontece se precisar fazer um tratamento endodôntico e não fizer?
Esse tipo de tratamento é feito apenas quando há necessidade, pois, ele não é um procedimento realmente estético, entretanto, a falta de tratamento endodôntico pode acarretar em uma série de problemas como:
- Infecção;
- Inchaço;
- Dor;
- Febre;
- Extração.
Portanto, procure fazer visitas, pelo menos anuais, ao dentista, pois somente este profissional estará apto para te ajudar a manter sua saúde bucal em dia, e te orientar com qualquer problema que apresente para que seja o menos doloroso e incomodo possível.
Caso você queira conhecer os profissionais Endodontistas em sua região, role para o topo desta página e confira a listagem de consultórios que possuem estes profissionais.