Conheça os tipos de tratamento ortodôntico e seus benefícios
A ortodontia é a especialidade que trabalha com a colocação de aparelhos ortodônticos, permitindo a correção de problemas mastigatórios e estético, tratando a posição dos dentes e dos ossos maxilares.
Antes quando uma pessoa optava por um tratamento ortodôntico, sua preocupação estava focada com o resultado final, independente de como seria a adaptação do aparelho ou as questões estéticas durante o tratamento.
Porém, graças a tecnologia, quando um paciente precisa colocar um aparelho ortodôntico, ele encontra inúmeras opções mais discretas e confortáveis.
Um tratamento é feito de etapas, hoje, é possível até fazer uma previsão do resultado final por meio de equipamentos que fazem projeções das etapas em 3D.
Etapas de um tratamento ortodôntico
- Diagnóstico: Todo tratamento, independente da área começa com um diagnóstico. Nesse caso, essa etapa exige uma avaliação minuciosa e análise de exames solicitados para que o especialista consiga criar e apresentar as soluções e opções para o paciente.
- Aparelho: Colocar o aparelho dentário significa que o tratamento iniciou. Depois de exames e consultas, chegou o grande dia. Nesta etapa, o paciente já considerou quais são as opções e qual vai querer levar adiante. A forma da aplicação e adaptação vai mudar a cada tipo de aparelho, falaremos sobre quais são os tipos mais adiante.
- Alinhamento: Esta etapa é considerada uma das principais por ser responsável por deixar os dentes nivelados.
- Correção: Com dentes alinhados, passa-se então para a correção. Nesta etapa, é feito os ajustes de desvios, fechamento de espaços e fechamento dos objetivos definidos inicialmente.
- Finalização: Nesta etapa o paciente pode já se dar como satisfeito, mas ainda não é o fim. Este é o momento decisivo, apressá-lo pode desfazer todas as etapas anteriores.
- Contenção: Após a remoção do aparelho odontológico, o tratamento não acabou. Ainda é preciso manter um acompanhamento para que o especialista acompanhe a evolução e caso necessário, já faça ajustes se necessário.
Tipos de aparelhos
Muitas pessoas quando pensam em colocar aparelho já visualizam um sorriso todo colorido e com borrachinhas. Mas o que elas não sabem é que graças a tecnologia, hoje já existem inúmeros tipos de tratamentos e aparelhos.
Você já conhece todos os tipos de aparelhos? Explicamos para você!
Aparelho Invisível
Aparelho invisível ou alinhadores transparentes, é um tipo bem moderno que encaixa nos dentes, sendo quase imperceptível.
Apesar de ser bem discreto, não é uma opção que qualquer pessoa pode optar. Geralmente são recomendadas para pessoas com pequenas imperfeições, ou seja, casos mais simples.
Ele é um aparelho removível e dá mais liberdade para o paciente. Porém, além de não atender todos os tipos de pacientes, ele ainda pode causar desconforto na gengivas para alguns pacientes. Por isso, é preciso fazer um acompanhamento e teste para escolher a melhor opção para o seu tratamento.
Aparelho Fixo Transparente
O aparelho fixo transparente é uma versão menos chamativa do que estamos acostumado de chamar de “sorriso metálico”. A principal diferença dessa opção para o aparelho metálico, é que não há necessidade de colocar as borrachinhas.
Mas se você está procurando uma opção ainda mais invisível, existem dois tipos de material que você pode optar para fazer o bráquete, que são o aparelho porcelana e o aparelho safira.
Apesar de parecer que esse tratamento é mais demorado que o convencional, ele não é, apenas funciona de forma menos dolorida.
Aparelho Lingual
O aparelho lingual também é um tipo de aparelho invisível. Ele é idêntico ao modelo fixo tradicional, confeccionado em material metálico, porém, ele é colado na parte interna dos dentes.
Um ponto negativo, é que a higienização fica ainda mais difícil, por isso, muitos especialistas não a recomendam, a não ser em caso de atletas que ficam expostos a alto impactos.
Expansor Palatino
Esse modelo é pouco conhecido. Ele é um aparelho utilizado para alargar a arco do maxilar superior, em outras palavras, corrigir a mordida ou aumentar o tamanho do céu da boca. Esse aparelho também utilizado em tratamento de doenças como o bruxismo.
Benefícios
Boa higienização
Com os dentes alinhados, fica muito mais fácil fazer uma higienização adequada.
Evita dores de cabeça
Tratamentos ortodônticos conseguem corrigir dificuldades na mastigação e o posicionamento dos dentes, que geralmente são os causadores de dores de cabeça.
Melhora a autoestima
Um sorriso alinhado e nivelado, faz sorrir mais e melhor. Além de combinar com qualquer coisa, não é mesmo?
Previne problemas gástricos
Com os dentes bem alinhados e com a mastigação correta, os alimentos vão bem triturados permitindo uma boa digestão.
Cuide do seu sorriso!
Apesar de haver inúmeras formas de tratamento, muitas das vezes o paciente não pode escolher o tratamento. Se esse for o seu caso, não se preocupe. Independente do aparelho e/ou tratamento, o resultado final será incrível.
E graças a tecnologia, fazer um tratamento ortodôntico não é mais sinônimo de tortura e desconforto.
Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, Clínica Ideal.