Remoção de Cárie
Fazer a remoção de cáries é, na maioria das vezes, a única forma de evitar problemas bucais que podem causar muitos incômodos. Isso porque a cárie penetra no dente, corroendo-o por dentro.
Essa situação pode causar dores muito fortes, a depender do tamanho da lesão causada por ela. Por isso, recomenda-se que o tratamento seja feito de maneira imediata, o que impede a evolução do quadro.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos a importância do procedimento de retirada de cáries e como ele é realizado. Falamos também sobre a importância da prevenção. Confira!
A importância da remoção de cárie: por que fazer?
Em geral, as cáries surgem em condições em que há um acúmulo de bactérias em determinadas áreas da boca. Os ácidos produzidos por esses microrganismos também podem afetar os dentes.
Esses ácidos costumam incidir sobre o esmalte dos dentes. Essas substâncias são produzidas a partir de restos de alimentos, em especial a partir daqueles que apresentam uma maior quantidade de açúcar.
Por conta do fato de as cáries incidirem principalmente sobre o esmalte dentário, a desmineralização dos dentes por vezes pode facilitar o aparecimento do problema.
Diante da gravidade dessa condição, o que se pode fazer para tratá-la? O único modo de fazer o tratamento da cárie é removendo-a.
Esse procedimento é também conhecido como obturação. Realizá-lo é fundamental para impedir que a cárie alcance a polpa dentária, o que pode causar muita dor.
Ademais, em alguns casos mais evoluídos, é possível que a cárie impeça a reversão do quadro. Em outras palavras, a única solução passa a ser a extração do dente.
Por isso, é muito importante identificar o problema já nos primeiros sinais, de modo a evitar a perda dos dentes.
Com a obturação, é possível restaurar a área atingida pela cárie, com a remoção tanto dos microrganismos quanto de todo o tecido infectado.
Como é realizada uma obturação
A seguir, explicamos cada uma das etapas que constituem o processo de remoção de cáries.
Remoção da parte infectada
A primeira ação dos dentistas no caso de cáries é a completa remoção da parte do dente que foi afetada pela cárie.
Para isso, o profissional costuma utilizar um gel papa-cárie, uma broca dental ou laser.
Limpeza do dente
Em seguida, é comum que os dentistas façam a limpeza do dente utilizando curetas. Esse procedimento é feito nos casos em que há utilização do gel.
Nos casos em que se utilizam as brocas dentárias, há a raspagem do dente com a aplicação de um motor específico.
Preenchimento com resina
Após a retirada de toda a cárie, é normal que o dente fique totalmente exposto. Daí a necessidade de se preencher a cavidade na qual antes estava a cárie.
Esse procedimento é realizado com a utilização de resina de cor semelhante a do dente. Esse material pode ter uma vida útil de até 10 anos.
O preenchimento com porcelana
Existe ainda a possibilidade de se fazer essa restauração por meio de um tipo de porcelana específico.
Esse preenchimento é indicado para casos mais evoluídos de cáries, visto que a porcelana é mais resistente.
Por isso, é mais difícil que haja infiltrações no preenchimento. Ademais, as restaurações feitas com porcelana têm uma vida útil muito maior.
Obturação: a única saída para acabar com as cáries
Assim, podemos concluir que a obturação é a única forma de se tratar uma cárie, haja vista que não é possível removê-la de outro modo.
Ademais, a remoção de cárie, quando feita a tempo, evita maiores complicações. Estas podem levar à perda do dente.