Gengivoplastia
A cirurgia plástica gengival chamada de gengivoplastia tem como objetivo fazer com que os lábios e a gengiva sejam de tamanho proporcional de uma forma que não cause dor e que pode ser realizado rapidamente.
É comum que várias pessoas evitam o sorrio por causa do incomodo com a estética do sorriso e esses incômodos podem acabar prejudicando a autoestima de uma pessoa.
Desta maneira, a gengivoplastia entra em ação para proporcionar os lábios e a gengiva.
As pessoas que possuem o sorriso gengival têm procurado bastante o tratamento da gengivoplastia.
Essa característica pode vir desde o nascimento, porém pode ocorrer caso a gengiva retraia, ou seja, cresça devido a algum tipo de inflamação, como a gengivite ou pelo meio do consumo de algum remédio.
O que é a gengivoplastia e para que essa cirurgia serve?
A cirurgia plástica genviplastia é realizada com o objetivo de realizar a correção da gengiva e do sorriso do paciente e o processo é realizado com a retirada do excesso de tecido da gengiva e através da reconstrução do contorno desse tecido.
O contorno é feito envolta dos dentes do paciente.
É comum perceber que algumas pessoas que quando mostram o sorriso, exibe uma extensão de gengiva que é maior e por muitas vezes isso pode acabar encobrindo os dentes.
Em casos como esse, a cirurgia poderá ser indicada por um profissional especialista no assunto, pois a função da cirurgia é a correção dos defeitos apresentados do comprometimento estético.
Esse tipo de tratamento pode ser realizado pelo periodontista ou até mesmo pelo cirurgião dentista em algum consultório dentário.
Quais são os pacientes indicados para receber essa cirurgia?
A recomendação dessa cirurgia é para as pessoas que ao sorrir mostram mais a gengiva do que os dentes ou gengivas grandes, também conhecido como o sorriso gengival.
Os casos de pessoas que possuem gengivas finas e em estados de retrações, que podem ocorrer quando o tecido é deslocado e a raiz é exposta, a gengivoplastia pode ser indicada.
De acordo com pesquisas, o famoso sorriso gengival ocorre mais em mulheres e é importante salientar que a remodelação só é indicada quando um dente tem maior cobertura de gengivas do que os outros dentes.
Como a gengivoplastia funciona?
Trata-se de um tratamento cirúrgico simples, pois a gengivoplastia é realizada com anestesia local e sua duração é de mais ou menos 30 minutos.
O cirurgião dentista ou o periodontista irá retirar o excesso de gengiva com o auxílio de um bisturi ou do laser e, se for necessário, fará a correção de outras imperfeições do local, como a gengiva torta.
A gengiva poderá ser deslocada para cima, para baixo ou para algum dos lados, de acordo com a intenção desse procedimento.
Ao fim do tratamento não haverá nenhuma cicatriz ou algum ponto e a finalização poderá ser vista aproximadamente em 2 semanas.
Em cenários em que a gengiva mostra mais de 8mm será necessário fazer o procedimento mais complexo do que a gengivoplastia, pois poderá ser necessário realizar a reposição do osso.
Pós-operatório da gengivoplastia
Como já foi dito, o procedimento de gengivoplastia é feito de forma bastante rápida e não há complexidade nesse tratamento.
Desta forma, o pós-operatório também é simples.
No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados, como:
- Evitar esforços físicos;
- Não se expor ao sol;
- Não fumar ou consumir bebidas alcoólicas após 7 dias;
- Alimentar-se de comida leve e evitar comida quente, cuja consistência é pastosa ou até mesmo sólidos;
- Tomar os remédios indicados para a recuperação;
- Fazer a higienização da boca de acordo com a indicação do dentista.
A gengivoplastia é realizada por dentistas, você pode encontrá-los no topo desta página.