Cirurgia Plástica Gengival
O bem-estar de um indivíduo está totalmente ligado à sua saúde física e mental, e entre muitos fatores que se conectam para proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar para uma pessoa, é sua autoestima.
Entretanto, é considerável o número de pessoas que não se sentem confortáveis com algum detalhe de seu próprio sorriso e acabam desenvolvendo baixa autoestima ou ficando incomodadas e tímidas quando sorriem.
É nesse contexto que surgiu a cirurgia plástica gengival, que com as novas tecnologias odontológicas vem ajudar as pessoas a conquistarem um sorriso mais bonito que tanto desejam e recuperarem sua autoestima através de um procedimento de cirurgia plástica na gengiva para corrigir completamente ou diminuir falhas na mesma.
O que é cirurgia plástica gengival?
A cirurgia plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia, cirurgia periodontal e cirurgia de recobrimento de raiz, é um procedimento cirúrgico estético utilizado para reconstruir gengivas, recobrir raízes expostas, aumentar a espessura de gengivas muito finas e até mesmo amenizar o aspecto escurecido das gengivas.
Como uma cirurgia plástica, esta também promove melhora na qualidade de vida do paciente, restaurando sua autoestima e fazendo-o sorrir livre de constrangimentos.
Como é a cirurgia plástica gengival?
A cirurgia plástica gengival, por ser um procedimento cirúrgico, deve ser realizada por um cirurgião-dentista capacitado para a prática, porém periodontistas especializados em gengivas também podem realizar o procedimento com segurança.
Certifique-se sempre de que o profissional é capacitado e tenha todos os aparatos necessários para a realização do procedimento, pois essa característica fará com que a cirurgia tenha o êxito esperado, seja rápida, indolor e não deixe cicatrizes.
A cirurgia plástica gengival não é um procedimento longo, porém dependendo da extensão do procedimento pode durar cerca de 30 minutos e é feita com a aplicação de anestesia local para que o paciente não sinta dores nem incômodos durante o procedimento.
Mesmo sendo um procedimento relativamente simples, não ser doloroso e não deixar cicatrizes, após o procedimento é inevitável que a gengiva fique machucada e possa trazer algum incomodo ao paciente, então, pode ser necessário o uso de algum analgésico prescrito pelo cirurgião-dentista.
Para ter uma boa recuperação do procedimento cirúrgico, também são necessários alguns cuidados no pós-operatório, que deve levar entre 15 a 20 dias para a cicatrização completa.
Desse modo, após a gengivoplastia é preciso ter atenção especial com a alimentação (não ingerir nada quente, etc.), evitar fazer atividades físicas muito intensas e pesadas e tentar manter repouso.
Todos esses cuidados visam garantir o total sucesso da cirurgia plástica gengival e tornar a recuperação do paciente mais tranquila e rápida possíveis.
Por que fazer cirurgia plástica gengival?
Mesmo sendo considerado um procedimento estético, a cirurgia plástica gengival, não fica apenas a critério do paciente que quer melhorar o aspecto de suas gengivas e a harmonização de seu sorriso, evitando o constrangimento quando tem que sorrir em público.
Esse procedimento é indicado também para tratar casos de pessoas que tenham gengivas escuras, vermelhas e grandes demais.
De modo geral, podemos dizer que a cirurgia plástica gengival é recomendada para pessoas que tenham um mal posicionamento da gengiva, quando há quantidade excessiva ou insuficiente de gengiva, quando há doenças que comprometam a região e também para tratar e diminuir a coloração indevida da mesma.
Porém, apenas o profissional competente quem poderá realmente indicar ou não o procedimento, de acordo com seu histórico, necessidade e até mesmo com o que o próprio paciente almeja.
Porém, vale frisar que, enquanto há quem pense que procedimentos cirúrgicos estéticos são feitos exclusivamente em prol da vaidade está se equivocando bastante, pois, muitos deles, são realizados, atualmente, para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente e elevar sua autoestima.