Implantodontia
Além de um sorriso bonito, os procedimentos da implantodontia podem garantir a reabilitação de todas as funções orais de um paciente, como a fonética e a mastigação.
Devido as técnicas avançadas, a instalação dos implantes odontológicos pode trazer diversos benefícios para o paciente e o mais interessante de tudo é que nenhum desconforto é acarretado.
Ao longo de 12 meses nós usamos os dentes cerca de 200 mil vezes.
Sendo assim, vale a pena conhecer o que é a implantodontia e o que o implantodontista faz, e como isso pode ajudar na recuperação da qualidade de vida de quem necessita da reposição de um ou mais dentes.
Implantodontia: o que é?
Uma das especialidades do campo da odontologia é a implantodontia, cujo objetivo é reconstruir uma parte do dente por meio da realização do implante e esse implante é feito por meio de uma cirurgia.
Essa cirurgia é realizada na parte interior do osso da mandíbula e ou do maxilar.
Essa modalidade de procedimento, que também pode ser conhecido como implante ósseo integrado usa parafusos de metal feitos de titânio.
Esse implante tem a função de substituir a raiz natural de um dente e atua também na manutenção da prótese dentária, ou como coroa, no local correto.
Como a implantodontia ajuda um paciente?
Com a ajuda da implantodontia é possível realizar a reabilitação de um ou de outros dentes que estiverem ausentes, os implantes acabam dando suporte para diversas espécies de próteses, sejam fixas ou removíveis.
O principal objetivo do tratamento realizado pelo implantodontista é devolver ao paciente as funções fundamentais dos dentes que, com o tempo, tenham sidos prejudicados.
A falta de um dente poderá prejudicar a mastigação e a fonética, por exemplo.
Obviamente, a implantodontia também irá cuidar da questão estética que foi perdida por uma pessoa.
A harmonia do sorriso será restaurada e a promoção da autoestima do paciente será estimulada.
Implantodontista: o que esse profissional faz?
Como já foi citado previamente, o objetivo principal de uma implantodontia é a reabilitação da boca, sendo assim, será necessário um implantodontista promover o estudo individual de um paciente.
O implantodontista emprega uma série de técnicas específicas para a realização e resolução de cada cenário.
O implantodontista define entre os vários tamanhos, larguras de parafusos e comprimentos de acordo com a anatomia de cada paciente.
Para a certificação sobre qual é o procedimento mais eficiente que deverá ser adotado, o implantodontista realiza uma investigação com bastante cautela e prestando atenção aos detalhes.
Desta maneira, o profissional conta com a ajuda de exames de imagem, como a tomografia e ou a radiografia feita por computadores na região do implante.
Implantes dentários: esse procedimento pode causar dor?
É um tratamento desconfortável, entretanto o procedimento não provoca nenhuma dor ao paciente.
O implantodontista anestesiará o local, porém, em alguns cenários, esse procedimento poderá ser feito por meio da sedação consciente.
É levado quatro meses para que o processo de cicatrização do procedimento seja finalizado.
Por outro lado, há casos em que a colocação da prótese que é provisória poderá ser feita apenas em 1 dia.
Portanto, apenas o implantodontista poderá avaliar a hora correta e como será feito o tratamento.
Em uma das partes deste tratamento, o cirurgião fará uma incisão pequena no local do implante para que ele seja capaz de ser conectado com a cavidade oral.
Após essa etapa será possível iniciar o processo de moldagem da prótese que poderá ser colocada sobre o implante.
Faça o implante dentário!
Se for necessário, não deixe de fazer o implante dentário, encontre um implantodontista no topo desta página e veja qual é a melhor forma de fazer esse procedimento.