Preenchimento Labial
O preenchimento labial virou uma tendência das celebridades e as pessoas agora buscam por esse procedimento para adquirirem os lábios que sempre sonharam.
A verdade é que nem sempre estamos satisfeitos com os nossos lábios e por isso utilizar o preenchimento labial para chegar ao resultado que almejamos é uma das melhores possibilidades e soluções que existem.
O que é o preenchimento labial?
O preenchimento labial é um procedimento estético que visa mudar as características dos lábios e dar o aspecto, grossura e formato almejado pelo cliente.
Esse procedimento estético deve ser feito por um especialista, ou seja, um profissional altamente qualificado para que os resultados saiam como o esperado e todo o procedimento seja seguro.
Portanto, é necessário que o preenchimento labial seja feito em um consultório, por cirurgiões plásticos ou dermatologistas.
Indicações e contraindicações do preenchimento labial
O preenchimento labial é um procedimento estético, portanto, o cliente pode ter seus próprios motivos para fazê-lo e após uma consulta com um dermatologista ou cirurgião plástico competente, pode-se aplicá-lo conforme o acertado.
Não obstante, o preenchimento labial é indicado para:
- Aumentar os lábios;
- Definir os contornos ou formas dos lábios;
- Diminuir rugas periorais;
- Harmonizar os lábios com o rosto;
- Melhorar a simetria dos lábios.
Já no que se refere a contraindicações, esse procedimento não é recomendado para gestantes ou pessoas com doenças autoimunes ou crônicas, nem para quem tem infecções ativas nos lábios.
Substâncias utilizadas no preenchimento labial
No preenchimento labial é possível utilizar algumas substâncias, a mais recomendada e segura é o ácido hialurônico, pois ele é matéria-prima do colágeno, ou seja, é reconhecido pelo organismo.
Também é possível utilizar no preenchimento labial a gordura autógena, que é retirada do próprio corpo humano, geralmente do culote ou joelhos do cliente, e aplicada na região do lábio.
Não obstante, vale a pena frisar que o preenchimento labial usando a gordura autógena, por ser enxertado e vivo, e pode sofrer mudanças bem drásticas quando o cliente oscila muito de peso.
Infelizmente ainda são utilizadas substâncias com PMMA ou metacril em preenchimentos labiais, essas substâncias são completamente sintéticas, ou seja, não são produzidas pelo nosso organismo e podem acarretar uma série de complicações em curto, médio ou longo prazo. Cuidado!
Como é o procedimento de aplicação do preenchimento labial?
O procedimento de preenchimento labial deve ser feito em clinicas ou consultórios, a substância escolhida para o preenchimento é injetada nos lábios através de agulhas ou microcânulas.
Geralmente o procedimento requer uma anestesia tópica para diminuir o desconforto e a dor da aplicação.
Em média, o recomendado é que seja aplicado apenas 1 ml de ácido hialurônico, após a aplicação nos lábios, é feita, pelo profissional, uma modelagem com uma leve massagem, até a substância se estabilizar, no geral, isso deve ocorrer em 10 minutos.
Apesar da duração do procedimento depender de paciente para paciente, normalmente, não costuma demorar muito, sendo realizado em torno de 30 minutos.
É possível que após o preenchimento os lábios fiquem inchados, mas o incomodo deve desaparecer em 48 horas.
Se o cliente não achar que os lábios não ficaram do jeito que queriam, a reaplicação da substância é recomendada apenas após um mês.
Os resultados do procedimento podem durar em média um ano, sendo necessário sua manutenção, entretanto, esse resultado pode variar sua durabilidade.
Porém, se o paciente desejar eliminar o preenchimento labial antes de um ano, é possível, pois o procedimento é reversível. É feito um novo procedimento usando uma enzima que destrói o ácido hialurônico, porém é preciso cautela, pois o produto pode causar reação alérgica.
Já se o preenchimento labial foi feito com hidrogel a reversão só é possível com procedimento cirúrgico.
Conheça os profissionais de sua região que fazem preenchimento labial no topo desta página.