Harmonização Orofacial
A harmonização orofacial pode ser a alternativa encontrada pelos pacientes cujo sorriso não se encontra em harmonia com a face, o que pode acontecer após o término de um tratamento ortodôntico.
O paciente pode conseguir ter os dentes alinhados perfeitamente após passarem por um tratamento com os aparelhos dentários, porém pode acontecer do sorriso ficar desarmônico com o rosto.
Daí entra a harmonização orofacial, que é um tratamento composto por inúmeras técnicas e está cada vez mais ganhando espaço nos consultórios de odontologia, devido ao seu resultado.
Para quem possui os dentes alinhados, porém ainda não conquistou o sorriso bonito, sempre vale a pena dar uma investigada sobre o que é e como funciona a harmonização orofacial.
O que é a harmonização orofacial?
A harmonização orofacial é uma categoria de tratamento que possui o objetivo de equilibrar algumas questões funcionais com a estética do rosto através de alguns procedimentos e algumas técnicas específicas.
O cirurgião dentista é o profissional responsável por corrigir essas imperfeições que podem afetar o resultado estético de um sorriso.
Alguns exemplos de procedimentos que podem fazer parte do tratamento da harmonização orofacial são:
- Ácido hialurônico;
- Aplicação de toxina botulínica;
- Bichectomia.
Destaca-se que nenhum dos tratamentos citados é um procedimento cirúrgico e toda realização é pouco invasiva, visando a correção da estética.
Conheça alguns dos procedimentos da harmonização orofacial
Bichectomia
O objetivo desse procedimento é retirar a gordura conhecida como Bichat e que pode ser encontrada nas bochechas.
O resultado do tratamento é afinar o rosto e deixar o sorriso e a face mais harmônica.
Esse é um procedimento cirúrgico que pode envolver alguns tipos de riscos ao paciente, sendo assim, é necessário que haja uma avaliação realizada de forma cautelosa por um cirurgião dentista.
Aplicação de botox
A aplicação da toxina botulínica é conhecida como botox e é uma das técnicas mais comuns usadas na harmonização orofacial.
É uma espécie de procedimento que há pouca invasão e o objetivo é proporcionar firmeza para a pele do rosto de uma pessoa.
Não é um tratamento que pode causar riscos e há poucas chances de prejuízo para as partes de movimentação e vascular.
No entanto, por mais que seja um procedimento seguro, é essencial que o paciente procure por um cirurgião dentista que possua a capacitação e especialização nesses procedimentos de harmonização orofacial.
Ácido deoxicólico
Outra técnica é a aplicação do ácido deoxicólico, outro procedimento da harmonização orofacial.
Essa técnica é utilizada na redução da papada e sua aplicação pode promover excelente resultado estético, fazendo com que o sorriso fique mais harmônico com o rosto.
Ácido hialurônico
Outra técnica conhecida e que faz parte dos procedimentos da harmonização orofacial é a aplicação de ácido hialurônico.
É bastante usado para a minimização do conhecido bigode chinês e na diminuição do contorno e no volume dos lábios.
É também perfeito para a harmonização do rosto e o do sorriso, ajudando a corrigir algumas imperfeições.
Benefícios da harmonização orofacial
Os benefícios da harmonização orofacial são muito mais que estéticos e de harmonizar o rosto com o sorriso.
Os benefícios envolvem as melhorias na saúde da boca, o sono, a mastigação e principalmente a autoestima.
A simetria melhorada pode ajudar na correção da mastigação, por exemplo, sendo assim, dores serão evitadas e outros problemas na boca, que podem ser desenvolvidos devido a mastigação errada.
O sucesso da harmonização orofacial
Não há dúvidas que a harmonização orofacial promova excelentes resultados, por isso é um grande sucesso para quem busca uma melhor sintonia entre o sorriso e o rosto.
Entretanto, é fundamental que seja feita por profissionais especializados e que possuam tanto conhecimento da odontologia quanto de procedimentos estéticos.
Para encontrar dentistas que realizam a harmonização orofacial basta rolar para o topo desta página.