Enxerto Gengival
Já tem algum tempo que os procedimentos cirúrgicos estéticos perderam o significado de serem apenas para aumentar a vaidade da pessoa, pois em muitos casos esse tipo de cirurgia plástica é necessário para reconstruir e amenizar falhas que incomodam e até prejudicam a saúde.
Desse modo, mais do que um procedimento de cunho estético a cirurgia gengival com excerto gengival, pode recuperar também a gengiva prejudicada com próteses dentárias e implantes osteointegrado.
Assim, o enxerto gengival busca harmonizar as gengivas e proporcionar um aspecto bonito, saudável e simétrico no paciente, melhorando seu bem-estar e, inclusive, sua autoestima.
O que é enxerto gengival?
O enxerto gengival, é como o próprio nome já diz, um procedimento cirúrgico que visa reconstruir as gengivas atrofiadas ou retraídas, comumente, esse enxerto deve ser retirado do próprio paciente ou vindas de fontes biológicas manipuladas.
O enxerto gengival é colocado no paciente por meio da cirurgia plástica gengival, porém, como já mencionado, não é apenas um procedimento estético, mas em alguns casos é necessário para corrigir falhas de outros tratamentos dentários como o da utilização de próteses, implantes osteointegrados e até mesmo laminados cerâmicos.
Comumente, o enxerto gengival é indicado em algumas situações como recobrir raízes de dentes expostas, aumentar gengivas muito finas, melhorar o aspecto das gengivas por conta de próteses fixas e corrigir as gengivas com coloração diferente, entre outros.
Portanto, apenas o cirurgião-dentista capacitado poderá realizar essa cirurgia e também identificar e diagnosticar seu uso, quando para tratamentos, já em casos de aumento ou por conta de retração de gengivas, pode ser considerado um procedimento de cunho estético e o paciente pode conversar com o dentista e ouvir sua recomendação.
Como é o enxerto gengival?
O procedimento de enxerto gengival, através da cirurgia plástica gengival, apesar de ser considerado simples, é bastante complexo para ser explicado.
Porém, vamos mostrar alguns dos tipos de enxertos utilizados na cirurgia plástica gengival, e dependendo da extensão do procedimento e do local o cirurgião-dentista irá recomendar a técnica de enxerto adequada.
Enxerto gengival livre
Esse enxerto é retirado do próprio paciente, de áreas distantes, inclusive, o palato é um dos mais prováveis locais doadores, pois tem maior disponibilidade.
Enxerto de tecido conjuntivo
Esse enxerto é retirado da parte interna da gengiva, permanecendo a parte superficial, essa técnica é muito utilizada para corrigir as diferenças de cor entre as gengivas ou ainda gengivas retraídas.
Enxerto biosintético
Esse enxerto é uma das técnicas mais antigas, porém carece de evolução que o torne mais viável para tratamentos com enxertos gengivais.
Vale ressaltar que, por ser um procedimento cirúrgico ele exige um pós-operatório cuidadoso, sobretudo, dependendo do tipo de enxerto gengival feito.
O recomendado é que no pós-operatório o paciente não movimente excessivamente os lábios por no mínimo 7 dias, além do mais, a higienização no local da cirurgia deve ser realizada no consultório, pelo próprio dentista.
Além disso, no que se refere a alimentação, há restrições para alimentos rígidos e para práticas de atividades físicas intensas. É possível que o cirurgião-dentista solicite a suspenção de atividades profissionais durante os primeiros 7 dias.
O processo de cicatrização pode variar de organismo para organismo, no entanto, deve girar em torno de 20 dias. Sendo comum que nos primeiros dias haja um certo desconforto, afinal a gengiva foi machucada.
É possível que, para amenizar o desconforto, o cirurgião-dentista prescreva algum anti-inflamatório.
Por que fazer enxerto gengival?
Dependendo do caso, o enxerto gengival pode ser o procedimento indicado para corrigir algum aspecto da gengiva, em outros casos pode ser uma cirurgia estética, quando o paciente se sente incomodado com a grossura ou cor de suas gengivas.
Porém um dos pontos de imprescindível importância é que o paciente busque por profissionais qualificados e responsáveis para que o procedimento tenha os resultados esperados e não ocorra nenhuma complicação.