Como economizar na hora de montar a identidade visual do seu negócio

Como economizar na hora de montar a identidade visual do seu negócio

A identidade visual para negócios é um passo importante da apresentação da sua marca perante o mercado e o público consumidor. Por isso, é importante pensar nela com todo o carinho possível.

No entanto, é fato que o trabalho de identidade visual para negócios pode custar caro. Para uma empresa que está começando agora, pode ser complicado pagar o valor justo de um trabalho de criação visual.

Será que existe uma maneira de economizar um pouco na hora de montar a identidade visual do seu negócio, mas sem perder qualidade no serviço? Existe sim! Quer saber como? Siga a leitura e veja algumas dicas!

Pesquise bastante sobre o que você quer

Uma das maneiras de economizar no trabalho de identidade visual para negócios é pesquisar bastante sobre as tendências, estilos, cores e, principalmente, artistas para a realização do trabalho.

Quanto mais se pesquisar, maiores as chances de encontrar boas opções de artistas talentosos, que entendem do assunto e que podem cobrar um pouco menos do que a média do mercado.

No entanto, é importante que você também entenda de identidade visual para negócios de modo a saber como identificar um designer talentoso em começo de carreira ou que precise pegar alguns trabalhos extras.

Depois de pesquisar bastante e dominar um pouco o assunto, você poderá procurar por opções de artistas em grupos no Facebook, em sites de freelancers ou por indicações de conhecidos.

Com base nisso, faça uma avaliação do material e portfólio desses artistas, de modo a garantir que você encontrará um profissional capaz de produzir um conteúdo de qualidade, que também tenha um preço um pouco menor do que a média.

Monte um briefing completo e objetivo

Uma das maneiras de economizar com a produção da identidade visual da sua empresa é ao montar um briefing bem completo e objetivo sobre o que você espera para a sua companhia.

Isso porque quanto mais informações concisas e objetivas estiverem em seu briefing, mais elementos o designer terá para produzir o trabalho exatamente como você quer. Dessa forma, será necessário fazer menos ajustes, o que encarecem o trabalho.

Por exemplo, se você quer um logo 3D em tons de roxo e amarelo que passe dinamismo, modernidade e evoque um ambiente neon, é importante listar todas essas informações para que o artista saiba exatamente o que fazer.

Assim, o recomendado é que você invista bastante tempo pensando exatamente em como quer a identidade visual do seu negócio. Vale a pena escrever palavras que ajudem a descrever a sua marca, por exemplo.

Outro trabalho que ajuda a facilitar a produção da sua identidade visual é procurar por exemplos que transmitam um pouco do que você quer. Por exemplo, talvez exista uma empresa na França que tenha uma cor que você quer usar, enquanto uma companhia americana usa uma fonte parecida com a ideal para você.

Não peça a identidade visual para o famoso "sobrinho"

Um dos principais erros de quem quer economizar ao fazer identidade visual para negócios é contratar o famoso "sobrinho". Você provavelmente já deve ter ouvido falar de histórias de quem chamou um "sobrinho" ou "amigo do sobrinho" que gosta de "mexer no computador" para fazer algum trabalho técnico, como gerir mídias sociais, fazer um logo ou programar o site da empresa.

O problema é muito simples de compreender: por mais talentoso que seja o “sobrinho”, ele provavelmente não é alguém profissional ou com experiência o suficiente para assumir o papel de desenvolver a identidade visual de um negócio.

O resultado da ação é que o trabalho ficará abaixo do aceitável e, além de pagar para ele, a empresa precisará pagar para algum profissional fazer o trabalho com urgência, pois o prazo estará prestes a ser vencido.

Por isso, não vale a pena investir em quem "faz baratinho", uma vez que a consequência disso costuma ser negativa e representar mais gastos do que o normal para corrigir o problema.

Faça a identidade visual para negócio com quem já presta serviços

Uma boa ideia para economizar com a identidade visual do seu negócio é pedir para que o trabalho seja feito com quem já presta serviços para você.

Por exemplo, imagine que você já tem uma produtora audiovisual que trabalha com você e produz os vídeos que vão para o canal no YouTube da sua empresa. Talvez a produtora possa realizar o trabalho de identidade visual que você precise.

A vantagem de trabalhar com quem já faz serviços para a sua empresa é que é possível negociar algum desconto ou uma facilidade de pagamento que permite economizar um pouco com a identidade visual para negócios.

Seguindo essas dicas, você poderá economizar um pouco mais ao contratar alguém que seja especializado em identidade visual para negócios. No entanto, tome cuidado ao buscar por descontos em excesso, pois a qualidade do serviço pode ficar comprometida.

Gostou das nossas dicas? Se você tem alguma técnica de economia para compartilhar, comente abaixo!

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